Saiba o que é melhor comer e o que evitar durante o tratamento
As fake news sobre câncer são muitas, ainda mais as que relacionam a doença à alimentação. De fato, alguns hábitos alimentares podem contribuir com a prevenção e tratamento da enfermidade, mas não é tudo o que se ouve por aí que tem comprovação científica. Por exemplo, muita gente se questiona se quem está com câncer pode comer carne vermelha, consumir açúcar… São diversas as dúvidas que surgem e saber identificar o que é verdade (e o que não é) é muito importante para não contribuir com as fake news e colaborar com os pacientes.
Para começar, vale se atentar às recomendações dos órgãos que são autoridade no assunto, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA). De acordo com a entidade, ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal (como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas) e que seja ao mesmo tempo pobre em alimentos ultraprocessados pode prevenir novos casos de câncer. Esses mesmos cuidados, segundo o órgão, podem também servir de recomendação às pessoas que tiveram o diagnóstico, incluindo aquelas que superaram a doença.
E para que você saiba mais sobre a relação entre a dieta e o câncer, montamos o teste a seguir. Responda e tire suas principais dúvidas a respeito da alimentação para quem está na luta contra a doença:
Teste: alimentação x câncer
Escolha uma alternativa para cada uma das perguntas abaixo.

Alimentação adequada pode contribuir com o tratamento de pacientes | Imagem: Shutterstock
1 – Quem está com câncer pode comer carne vermelha. Essa afirmação é:
2 – Quem tem câncer precisa cortar todo o açúcar da dieta. Essa afirmação é:
3 – Qual destes grupos alimentares é contraindicado para a alimentação de quem enfrenta o câncer?
4 – O gengibre pode ser um aliado na alimentação de quem está em tratamento do câncer. Isso é:
Para ler mais conteúdo sobre o que a ciência já descobriu de relação entre a alimentação e o câncer, clique aqui.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Instituto Nacional de Câncer, 2019.
Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014.
Sugar and cancer – what you need to know, 2017.
Ali T. et al. The effect of Ginger (Zingiber officinale) on chemotherapy-induced nausea and vomiting in breast cancer patients: a systematic literature review of Randomized Controlled Trials. Phytotherapy Research, 2019.