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Afinal, tirar de vez a carne da dieta reduz o risco de doenças do coração?

Postado em 1 de outubro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Veja o que a ciência já sabe sobre os benefícios da alimentação vegetariana

Deixar de comer carne ajuda diretamente a evitar doenças do coração? Essa é uma dúvida que persiste entre pessoas que querem diminuir o consumo de alimentos de origem animal no dia a dia, principalmente em busca de hábitos mais saudáveis.

Estudos apontam que o consumo diário de carne pode, de fato, ser prejudicial à saúde, estando relacionado, inclusive, com um aumento de risco de câncer de mama. Mas será que trocar o alimento por fontes vegetais é o suficiente para evitar riscos cardiovasculares?

Para descobrir se tal restrição pode ser benéfica, um estudo de revisão publicado pelo periódico American Journal of Preventive Cardiology comparou a dieta vegetariana e a não vegetariana em relação à mortalidade por doença isquêmica do coração, cerebrovascular e por todas as causas.

Ao todo, oito pesquisas observacionais foram comparadas, em um período equivalente a mais de 10 anos de análises para entender os benefícios e riscos presentes na alimentação vegetariana. Confira as descobertas a seguir.

Pessoa recusa linguiça e segura prato com salada

Imagem: Shutterstock

Coração protegido

Como resultado, a dieta vegetariana foi associada a um risco reduzido de mortalidade por doença isquêmica do coração em comparação com o outro estilo alimentar. Contudo, não foram apresentadas mudanças de efeito sobre todas as causas e por mortalidade cerebrovascular.

Com isso, os pesquisadores sugerem que os resultados devem ser considerados com cautela, pela baixa certeza das evidências.

Eles ressaltam ainda que a dieta vegetariana deve ser levada em conta entre pessoas que possuem fatores de risco para doença arterial coronariana, visto que cessar o consumo de carne pode ser benéfico para evitar esse tipo de doença. Vale ressaltar que o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que todas as pessoas devem ter um consumo moderado de carne vermelha.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

 

Referência bibliográfica:

Ahmad J. et al. Meta-analysis of effect of vegetarian diet on ischemic heart disease and all-cause mortality. American Journal of Preventive Cardiology, 2021.

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