Celulite e alimentação: qual é a relação?

Postado em 15 de agosto de 2022 | Autor: Redação Nutritotal - Para Todos

nova arte juliana gomes

*Juliana Gomes é nutricionista

Você sabia que existe uma relação entre celulite e alimentação? A famosa condição que deixa furinhos superficiais na pele é chamada pelos médicos de lipodistrofia, e costuma ser caracterizada como um processo inflamatório do tecido celular.

Nele, existe um relevante acúmulo de gordura subcutânea, fazendo com que ocorra uma redução da circulação venosa juntamente à influência do hormônio sexual estrogênio que, por sua vez, induz à retenção de líquidos.

Isso faz com que as células adiposas, que são responsáveis pelo armazenamento de gordura no corpo, passem por uma dificuldade na oxigenação e na eliminação de substâncias tóxicas.

Como a alimentação pode influenciar na celulite?

Diversos fatores podem estar relacionados à presença da celulite, desde o uso de roupas apertadas e salto alto, até o tabagismo. E nesse contexto, a alimentação pode ser considerada um agravante capaz de atuar na prevenção e até mesmo na melhora da aparência.

Abaixo, seguem algumas dicas de como prevenir ou atenuar a celulite:

  • Hidratação é muito importante: tomar água ao longo dia favorece as trocas celulares, o transporte de nutrientes pelo organismo e a desintoxicação por meio da urina.
  • Invista em potássio: alimentos ricos no nutriente auxiliam na redução da retenção hídrica, favorecendo a diminuição do edema. Inclua alimentos como abacaxi, melancia, água de coco, banana, vegetais folhosos, feijões, melão, mamão e morango no seu dia a dia.
  • Favoreça os antioxidantes: é importante também fazer a inclusão de alimentos ricos em antioxidantes como castanhas em geral, hortaliças e frutas vermelhas como romã, mirtilo, amora e morango. Podem ser inclusas ainda as frutas cítricas, o azeite extravirgem, o chá verde e a cavalinha.

Ressalto que nenhum tratamento para celulite funciona sem alterações nos hábitos alimentares e no modo de vida. É preciso também reduzir o consumo de açúcar, gorduras e sódio, além de praticar exercícios físicos que ajudam na redução da gordura corporal.

*Juliana Mello Gomes é nutricionista nascida em São Paulo. Pós-graduada em Nutrição e Metabolismo Esportiva pelo GANEP e Advanced Nutrition Specialist. Também é especialista em emagrecimento pela IFBB Academy. Faz atendimentos na clínica Ganep e em clínicas de estética. Instagram: @nutricionistajulianagomes.

Assine nossa newsletter: