Como fazer com que as crianças se hidratem?

Postado em 22 de dezembro de 2021 | Autor: Colunistas Convidados

arte maria claudia

Maria Claudia Ortolani é nutricionista do Ganep Consultório

Nos dias mais quentes, é ideal aumentar o consumo de líquidos. Devemos ingerir, pelo menos, dois litros de água natural, chás ou água de coco. É interessante também compor um cardápio com frutas, verduras e legumes, evitando comidas pesadas e frituras.

As frutas são ricas em água e vitaminas. Ajudam a manter a hidratação e repõem as vitaminas do organismo. Logo cedo ou no lanche  é indicado refeições saudáveis e refrescantes: vitaminas, salada de frutas e iogurte, uma fruta e pão integral com queijo branco são algumas opções.

Mas quando essa alimentação precisa fazer parte da rotina das crianças, o desafio parece maior. Afinal, como fazer com que os pequenos também consumam mais líquidos e alimentos refrescantes?

A resposta pode estar na educação desde cedo. Elas devem aprender o quanto antes a importância de se alimentar corretamente. E atenção: os alimentos devem ser introduzidos de maneira a não gerar repugnância.

Na praia, os pais devem oferecer líquidos para as crianças antes mesmo delas pedirem. É necessário cuidado com os alimentos vendidos por ambulantes. Não sabemos a procedência e o tipo de armazenamento desses produtos, podendo acarretar problemas como gastroenterites agudas, que ocasionam diarreia, desidratação severa e até febre.

Por isso, é aconselhável não consumi-los e procurar estabelecimentos com boas condições de higiene para as refeições. Uma boa pedida são os picolés de frutas; as crianças adoram e também servem como fonte de hidratação. Cuide bem do seu pequeno e aproveite o verão!

Dicas para dias quentes mais tranquilos

1 – Ofereça líquidos frequentemente
2 – Priorize a ingestão de alimentos mais leves, como frutas, verduras, legumes, folhas verdes, pães integrais e carnes magras
3 – Não ofereça alimentos gordurosos e frituras
4 – Prepare sanduíches saudáveis, à base de pão integral, carnes magras, queijo branco
5 – Prefira os picolés de frutas

Cardápio

Elabore um cardápio bem variado e colorido. Alguns alimentos, além dos nutrientes que contêm, podem ajudar a obter aquela cor tão desejada no verão. Os mais indicados, neste caso, são os ricos em betacaroteno, como a cenoura, abóbora, mamão, melão e batata-doce. Insira na dieta até duas porções desses alimentos, além de frutas e verduras.

Proteja-se

No final do ano começam os primeiros dias do verão, e com ele, os raios ultravioletas, principais causadores do câncer de pele, apresentam maior intensidade. Sendo assim, o uso do filtro solar é indispensável. O filtro solar deve ser aplicado em todo o corpo, de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol, para que tenha maior eficácia na proteção.

No Ganep Consultório, estamos à disposição para te ajudar e esclarecer tudo sobre Nutrição Infantil. Venha nos conhecer e agende sua consulta!

*Maria Claudia Ortolani é nutricionista graduada pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas. Especialista em Nutrição e Metabolismo Esportivo – Grupo Miniam e em Nutrição Materno Infantil – Unifesp. Também tem especialização em Nutrição Enteral e Parenteral e em Doenças Metabólicas e Cirurgias Bariátricas pelo Ganep.

Assine nossa newsletter: