A atividade física vem sendo associada a diversos benefícios físicos, psicológicos e sociais, e em função disto, ressalta-se a sua importância em estratégias na redução de peso.
Existem várias evidências científicas mostrando que o controle da ingestão alimentar junto com a atividade física regular são mais efetivos no controle do peso.
Os exercícios aeróbicos como exemplo caminhada, corrida, ciclismo e natação aumentam a capacidade cardiorrespiratória e aceleram o metabolismo, elevando o gasto energético, ou seja, ajudam na queima de calorias.
A atividade anaeróbica, por sua vez, tem como características os exercícios com maior intensidade e menor duração (chamados também de explosão), como, por exemplo, a musculação que tem como benéfico aumentar os níveis de massa magra (massa muscular), elevando o gasto energético, pois um corpo musculoso precisa de mais calorias para ser mantido.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.
Portanto, para ter um efeito positivo e duradouro para perder gordura, é preciso conseguir um balanço calórico negativo combinando dieta e exercício: reduzindo a ingesta calórica e aumentando o gasto calórico.
*Juliana Mello Gomes é nutricionista nascida em São Paulo. Pós-graduada em Nutrição e Metabolismo Esportiva pelo GANEP e Advanced Nutrition Specialist. Também é especialista em emagrecimento pela IFBB Academy. Faz atendimentos na clínica Ganep e em clínicas de estética. Instagram: @nutricionistajulianagomes.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.