Padrões alimentares saudáveis podem ser diferentes da percepção
O quão saudável você acha que é a sua alimentação diária? Muita gente acredita estar seguindo um estilo de vida mais nutritivo e leve, mas a realidade pode estar bem longe dos parâmetros considerados por médicos e nutricionistas.
Isso é o que avaliou uma pesquisa feita pela Sociedade Americana de Nutrição, dos Estados Unidos. Nela, foram feitos questionários entre adultos norte-americanos para avaliar com precisão a qualidade da dieta e o nível de autoavaliação de mais de 9.700 indivíduos.
Os participantes tiveram que classificar o padrão alimentar que seguiam entre: excelente, muito bom, bom, regular ou ruim. Também foram anotados o índice de alimentação saudável, o índice de massa corporal (IMC) e os hábitos seguidos no dia a dia pelo viés nutricional para se fazer uma comparação.
Como saber se sua dieta é mesmo saudável?
Dentre os exemplos de alimentos classificados como mais saudáveis pelo questionário, estavam frutas e vegetais, grãos e cereais integrais, gorduras saudáveis, laticínios com baixo teor de gordura, frutos do mar e proteínas vegetais.
Já os alimentos considerados menos saudáveis incluíam os grãos refinados e os alimentos ricos em sódio, em açúcares adicionados e também em gorduras saturadas.
Do total, cerca de 8.000 participantes, ou seja, aproximadamente 85%, avaliaram incorretamente a qualidade da dieta em comparação com o viés nutricional, optando por mais alimentos ultraprocessados do que os naturais. E desse percentual, quase todos (99%) superestimaram a saúde de sua dieta.
Os cientistas ainda relataram que a precisão foi maior entre aqueles que classificaram sua dieta como ruim do que os que qualificaram como muito bom ou excelente. Ainda são necessários mais estudos para entender os critérios de autoavaliação, porém, os pesquisadores sugerem que o acompanhamento nutricional é imprescindível para evitar riscos por conta das escolhas alimentares equivocadas.
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre prevenção de doenças e alimentação saudável.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Jessica T. et al. Can United States Adults Accurately Assess Their Diet Quality? Curr Dev Nutr. 2022.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.