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5 ideias para consumir mais frutas e legumes

Postado em 6 de abril de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Mudar os hábitos diários pode ser mais fácil do que você imagina

Se ao longo do seu dia opções como frituras, doces e massas predominam na sua alimentação, saiba que ainda dá tempo de mudar esses hábitos. Por mais difícil que possa parecer para algumas pessoas, dá pra aprender como consumir mais frutas e legumes sem abrir mão do sabor e da praticidade! Com o tempo, a inclusão desses alimentos no cardápio acaba virando parte da rotina alimentar, mesmo para aqueles que não são muito fãs dessas opções.

Trocar o pãozinho do café da tarde por uma maçã ou o acompanhamento do seu arroz e feijão por uma salada de folhas pode ser complicado no começo, mas você verá que, por questão de hábito, virará um costume saudável.

Se você tem dificuldade para incluir mais frutas e legumes nas refeições, listamos cinco dicas que podem te ajudar a seguir, baseadas em estudos científicos.

Como consumir mais frutas e legumes? 5 dicas práticas

Mulher mexendo salada

Imagem: Freepik

Comece com os recheios

Ao invés de pedir uma pizza de muçarela no final de semana, que tal optar por um sabor mais nutritivo como rúcula ou brócolis? O mesmo vale para lasanhas, sanduíches e outros pratos calóricos. Você pode conferir algumas ideias clicando aqui.

Não precisa gastar tanto

Não é porque o alimento é mais saudável que ele é mais caro no mercado. Existem opções de frutas e legumes mais baratos em feiras, sacolões e hortifrutis que você pode experimentar no seu dia a dia. Outra dica é optar pela compra a granel, evitando embalagens como sacos e bandejas de isopor selecionadas.

Leia também: 4 dicas para crianças comerem mais frutas

Intervalos mais saudáveis

Após aquela reunião com o chefe, que tal trocar a xícara de café por uma mexerica? Ou então se você é estudante, entre uma aula e outra, comer uma fruta pode ser um hábito adotável. A dica está em se programar antes do dia e já deixar por perto opções práticas para o consumo em intervalos no trabalho ou estudo, como bananas, maçãs, uvas, morangos, ameixas, entre outras.

A hora é agora

Por conta da pandemia de Covid-19, o isolamento social continua, e talvez esse seja o momento ideal para trabalhar a mente a descobrir novos sabores, priorizando a saúde ao seu redor. Faça uma reunião em família e se organize para que, na próxima compra, mais opções de frutas e legumes estejam à disposição na geladeira ou fruteira.

Momento em família

Se você tiver filhos pequenos, experimente preparar receitas ao lado deles, usando como ingredientes as frutas e legumes. Dependendo da idade, eles podem ajudar em tarefas como separar os ingredientes, misturá-los etc. Mas se eles não curtirem muito esses alimentos, não faça uso da chantagem para convencê-los a consumir essas opções. Há outras maneiras mais eficazes e saudáveis de despertar o interesse dos pequenos pelos legumes, como elenca a nutricionista Lenycia Neri neste texto.

Gostou de saber como consumir mais frutas e legumes? Então leia agora nosso post sobre como cozinhar pouco e ter alimentos frescos sempre à mão. No Nutritotal Para Todos alimentação saudável é sinônimo de praticidade e sabor! Não perca nossas dicas e nos acompanhe no Instagram, no Facebook e no YouTube.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Katherine S. et al. Healthy food marketing and purchases of fruits and vegetables in large grocery stores. Preventive Medicine Reports, 2019.

Gilly A. et al. Strategies to increase children’s vegetable intake in home and community settings: a systematic review of literature. Maternal & Child Nutrition, 2016.

Blain M. et al. Changes in Consumers’ Food Practices during the COVID-19 Lockdown, Implications for Diet Quality and the Food System: A Cross-Continental Comparison. Nutrients, 2021.

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