fbpx


4 óleos mais saudáveis para cozinhar

Postado em 1 de abril de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba como escolher opções nutritivas para preparar suas refeições

Usados diariamente na cozinha, os óleos vegetais têm ganhado cada vez mais alternativas nos mercados e mercearias. Atualmente, é possível encontrar versões feitas à base de sementes, frutos, grãos, cereais, oleaginosas, entre outros. Mas, entre tanta variedade, quais são os óleos mais saudáveis para cozinhar no dia a dia?

A verdade é que, segundo estudos científicos, não há um consenso de qual óleo seja o mais saudável ou o menos prejudicial. O que se sabe, porém, é que alguns deles não são indicados para frituras, enquanto outros são mais ricos em nutrientes quando usados para refogar alimentos.

A seguir, separamos quatro deles que podem trazer benefícios à saúde, contanto que sejam utilizados com moderação:

Quais são os óleos mais saudáveis para cozinhar?

Pessoa colocando óleo em frigideira

Imagem: Freepik

Azeite de oliva

Utilizado para refogar e cozinhar alimentos, ou então para temperar saladas e massa, o azeite é rico em compostos fenólicos que são capazes de combater os radicais livres. Também é rico em ácidos graxos essenciais e pode ajudar no controle do colesterol bom. Porém, o uso em frituras deve ser evitado.

Óleo de canola

Assim como o azeite de oliva, o óleo de canola pode influenciar menos o aumento dos níveis de colesterol em comparação com outras opções mais ricas em gorduras na alimentação. O consumo também influencia as funções biológicas que afetam vários outros biomarcadores de risco de doenças, como as cardiovasculares.

Óleo de farelo de arroz

Usado na culinária oriental, em países como a Tailândia e o Japão, esse óleo possui diversos compostos fitoquímicos com efeitos terapêuticos benéficos para a saúde, como antioxidantes, anti-inflamatórios e hipoglicêmicos. Diferentemente do azeite de oliva, pode ser utilizado para saltear e fritar alimentos.

Óleo de girassol

Rico em vitamina E lipossolúvel, esse óleo possui alto valor biológico e nutricional, sendo um potente estimulante imunológico, atuando na prevenção de doenças cardíacas, como trombose coronariana e infarto. Porém, é menos rico em ácidos graxos como ômega 3 se comparado às opções anteriores.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Monika G. et al. Potential Health Benefits of Olive Oil and Plant Polyphenols. International Journal of Molecular Science, 2018.

Lin L. et al Evidence of health benefits of canola oil. Nutrition Reviews, 2013.

Lucas A. et al. Chapter 23 – Rice Bran Oil: Benefits to Health and Applications in Pharmaceutical Formulations. Academic Press, 2014.

Rosa F. et al. Sunflower Oil Functional Properties for Specialty Food. Nutrition & Food Science International Journal, 2018.

-

Assine nossa newsletter: