Conheça mais a respeito dos flavonoides e da importância deles para a saúde mental
Usada no preparo de sucos, bolos e sobremesas, a laranja é uma fruta conhecida pelo seu sabor cítrico e azedo, além de ser fonte de vitamina C. Mas um recente estudo feito pela Universidade de Harvard apontou que a fruta é capaz de conter outros nutrientes que podem ajudar na saúde mental, mais especificamente na memória.
São os chamados flavonoides, que também podem ser encontrados em alimentos como pimentões e maçãs. Segundo os cientistas, o consumo dessas substâncias por um longo período pode trazer benefícios à saúde cognitiva.
Para descobrir os benefícios dos flavonoides, foram analisados mais de 70 mil participantes em um estudo norte-americano que durou mais de 20 anos. Cada um teve de preencher sete questionários a respeito dos padrões alimentares seguidos, sobre a frequência pela qual consumiam determinados alimentos e a sua ingestão média diária.
Frutas como aliadas
Como resultado da pesquisa, os indivíduos que consumiram uma maior quantidade de alimentos ricos em flavonoides tiveram um menor risco de apresentarem declínio cognitivo conforme envelheciam.
Na lista de alimentos consumidos pelo grupo, pode-se citar muitas frutas e vegetais, como as laranjas, além de morangos, peras, aipo, pimentão, maçã e banana.
Além disso, os flavonoides também se mostraram compatíveis para a melhora da memória quando aliadas com as antocianinas, substâncias benéficas encontradas em frutas vermelhas como amora e mirtilo.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Tian-Shin Y. et al. Long-term Dietary Flavonoid Intake and Subjective Cognitive Decline in US Men and Women. Neurology, 2021.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.