Confira o passo a passo dessa versão menos gordurosa da tradicional receita italiana
Uma bela macarronada acompanhada de almôndegas faz a alegria de muitas famílias aos domingos. Mas aqueles que buscam uma alimentação mais saudável nem sempre se rendem às bolinhas fritas de carne (ou polpetti, como dizem os italianos) pela quantidade de calorias e gorduras que o prato carrega. Porém, saiba que é possível manter o sabor familiar sem causar problemas na dieta – basta alterar alguns ingredientes na receita e, ao invés da frigideira, você vai ver como fazer almôndegas no forno.
A seguir, a nutricionista Roberta Lara ensina o preparo:
Receita: como fazer almôndegas no forno
Que tal preparar no próximo almoço em família?
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 60 min.
Ingredientes
- 500 g de carne moída
- 2 col. (sopa) de azeite de oliva
- 1 xíc. (chá) de cebola
- 1 ovo
- 150 g de farinha de aveia em flocos finos
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
- Misture todos os ingredientes em um recipiente e molde com a mão.
- Forme bolinhas de almôndegas.
- Coloque as almôndegas em uma assadeira untada com azeite de oliva e leve ao forno preaquecido a 180 ºC até que elas fiquem douradas e cozidas.
Agora que você sabe como fazer almôndegas no forno, veja aqui como preparar um molho caseiro e saudável para servir com o quitute.
Menos gorduras
Além de trocar a fritura pela versão assada, também dá para adaptar a receita de almôndegas incluindo um pouco de whey protein sem sabor na mistura. Um estudo divulgado pelo periódico Meat Science mostrou que, ao adicionar o suplemento na receita, a retenção de gordura e umidade das almôndegas podem se modificar, mas o sabor se mantém.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI).
Meltem S. Improving low fat meatball characteristics by adding whey powder. Meat Science, 2006.