fbpx


Asma e alimentação: os alimentos que amenizam e os que pioram os sintomas

Postado em 16 de junho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Como a dieta pode contribuir com essa doença respiratória

A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns, segundo o Ministério da Saúde. Com sintomas que podem se agravar durante a noite e nas primeiras horas da manhã, suas crises podem ocorrer por meio da exposição a fatores ambientais, como poeira, ácaros e fungos. Embora não tenha cura, a doença tem tratamento. E uma das formas de ajudar na prevenção dos sintomas da asma é por meio da alimentação equilibrada.

Existem alimentos que ajudam a amenizar as crises. Por outro lado, outros podem estimular a alergia em pacientes asmáticos. Vale saber as diferenças e, claro, consultar um nutricionista para preparar o plano alimentar mais adequado.

A seguir, conheça alguns desses alimentos:

Asma e alimentação

Veja dicas desde a infância.

Mulher inalando bombinha de asma

Inalar medicamentos por meio das famosas bombinhas muitas vezes faz parte do tratamento | Imagem: Shutterstock

Alimentos que amenizam as crises

Alimentos ricos em vitamina D

Segundo um artigo de revisão publicado no periódico Allergy, os pacientes asmáticos podem precisar priorizar alimentos que sejam fontes de vitaminas D, como peixes. Essa vitamina pode estar associada à diminuição do risco de chiado na infância, além de estar negativamente associada à asma em testes científicos.

Frutas

Outro hábito importante para amenizar as crises de asma, de acordo com o artigo, é o consumo de frutas. Em especial, o estudo sugere que frutas frescas, ricas em vitaminas e antioxidantes, possuem efeitos benéficos no combate às crises de asma.

Alimentos da dieta mediterrânea

O artigo também aponta que mães que seguiram uma dieta com padrão alimentar mediterrâneo tiveram um menor risco de exposição à asma para os filhos. Essa dieta pode ser composta por alimentos como verduras, frutas, oleaginosas e azeite de oliva.

Leia também: Como a dieta cetogênica pode ajudar asmáticos

Alimentos que agravam as crises

Amendoim, farinha de trigo e leite

De acordo com um estudo de revisão publicado no periódico Current opinion in allergy and clinical immunology, crianças com asma e alergias alimentares simultâneas tendem a ter um risco maior de mortalidade do que aquelas que tenham somente a asma. Por isso, alimentos com alérgenos comuns na infância, como o amendoim, o leite de vaca, o trigo, entre outros, podem estar relacionados a uma maior taxa de hospitalização em crianças asmáticas.  E a amamentação tem um papel importante na prevenção de alergias. Por esse motivo, ela precisa ser incentivada desde o nascimento.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Ministério da Saúde, 2019.

Garcia-Larsen V. et al. Asthma and dietary intake: an overview of systematic reviews. Allergy, 2015.

Wang J. et al. Food allergies and asthma. Current opinion in allergy and clinical immunology, 2011.

 

-

Assine nossa newsletter: