fbpx


Celíacos precisam suplementar vitaminas?

Postado em 7 de janeiro de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça as principais deficiências nutricionais entre esse grupo

Será mesmo que celíacos precisam suplementar vitaminas? A dúvida surge por conta das restrições presentes na dieta sem glúten, que costuma ser seguida por pacientes com doença celíaca ou intolerância ao trigo e seus derivados.

Esse tipo de dieta é rico em alimentos gordurosos e fontes de açúcares, e por outro lado, também possui um baixo teor de carboidratos e fibras, o que pode causar um desequilíbrio nutricional internamente.

Para saber as principais vitaminas que podem estar em falta entre os celíacos, montamos uma lista baseada em estudos científicos com os nutrientes que podem precisar de suplementos nesse grupo de pessoas:

4 vitaminas e minerais importantes para celíacos

Pessoa segurando ramos de trigo e a mão na barriga

Imagem: Shutterstock

Vitamina D

O nutriente que pode ser obtido por meio dos raios solares e de alimentos como peixes e leite está entre as deficiências mais comuns entre pacientes celíacos. Necessária para a saúde dos ossos e músculos, além de colaborar com o sistema imunológico, a vitamina D ainda pode contribuir com a prevenção de comorbidades associadas à doença celíaca.

Vitamina E

Conhecida por proteger o organismo contra os radicais livres, ela é outra vitamina que pode estar em falta no corpo dos celíacos. Ela é capaz de prevenir doenças como anemia, também comum entre esse grupo de pessoas, e pode ser encontrada em vegetais e ovos.

Vitaminas do complexo B

Obtidas por meio de inúmeros alimentos como carnes, peixes e leguminosas, vitaminas como a B9 (folato), a B1 (tiamina) e a B2 (riboflavina) figuram entre algumas das que podem sofrer alterações em quem segue a dieta sem glúten. Essas vitaminas são necessárias para o bom funcionamento das células e de funções vitais no organismo. E essas deficiências nutricionais também foram observadas entre crianças celíacas. Como sugestão para evitar a falta desses nutrientes, os cientistas sugerem o consumo de pseudocereais como quinoa e amaranto nas refeições.

Cálcio e ferro

Na lista dos minerais que podem estar em falta entre pacientes celíacos, os pesquisadores listam principalmente o cálcio, necessário para a saúde óssea, e o ferro, que também ajuda na prevenção da anemia. Além deles, podem surgir com menor incidência deficiências de iodo, potássio, magnésio, entre outros.

Quer conhecer mais dicas de nutrição? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Aner C. et al. Nutritional Imbalances in Adult Celiac Patients Following a Gluten-Free Diet. Nutrients, 2021.

Catalina B. et al. Nutritional Status in Spanish Adults with Celiac Disease Following a Long-Term Gluten-Free Diet Is Similar to Non-Celiac. Nutrients, 2021.

-

Assine nossa newsletter: