fbpx


Chimarrão faz mal para quem tem gastrite?

Postado em 22 de abril de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça os benefícios e riscos por trás da bebida feita com erva mate

Com origem nas tradições indígenas, o consumo da erva mate está enraizado nos países sulamericanos e ganhou os quatro cantos do Brasil. Nas praias do sudeste, o chá mate gelado é o drink mais pedido ao lado da água de coco. Mas é na região sul que a erva faz parte de uma das bebidas mais tradicionais: o clássico chimarrão.

Porém, existem muitas dúvidas acerca do consumo desse líquido no dia a dia. Há quem diga que tomar chimarrão faz mal para quem tem gastrite, enquanto outros sugerem que a bebida tire o sono. Mas será que essas afirmações são mesmo verdade?

Para saber os benefícios e riscos por trás da erva mate, elencamos os principais mitos e verdades do chimarrão, baseado em estudos científicos. Confira:

4 mitos e verdades sobre o chimarrão

Mulher segurando uma cuia com chimarrão

Imagem: Shutterstock

Chimarrão faz mal para quem tem gastrite

Verdade. O consumo ocasional da bebida para pessoas saudáveis pode até facilitar os processos de digestão do organismo, combatendo inflamações e auxiliando na regulação da microbiota intestinal. Mas é preciso ter cuidado com o excesso: tomar todo dia a bebida pode, de fato, ser um problema para quem tem gastrite. Ela demonstra ter um efeito similar ao café e ao chá preto, que podem agravar os sintomas como queimação e desconforto.

Tomar a bebida quente não traz riscos à saúde

Mito. O problema não está na erva mate, mas sim na temperatura da bebida. Estudos comprovam que o consumo frequente de bebidas muito quentes como chás pode aumentar o risco de câncer de esôfago. O recomendado, nesses casos, é esperar que a bebida esfrie um pouco ou maneirar na quantidade diária desse tipo de consumo.

O chimarrão é uma bebida estimulante

Verdade. O chimarrão é rico em polifenóis e em xantinas, como a cafeína. A mesma substância presente em cafés e chocolates amargos pode atuar como estimulante e privar o sono por algumas horas, dependendo da quantidade ingerida. Portanto, é importante evitar o consumo nas horas que antecedem o sono, para não desenvolver problemas noturnos como a insônia.

Os nutrientes da bebida são importantes para quem treina

Verdade. Não somente o efeito estimulante do chimarrão é importante para quem treina, como também a presença de outros nutrientes como os minerais fósforo e magnésio, que auxiliam na saúde dos músculos.

Quer saber mais sobre o chimarrão? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Angela G. et al. Yerba mate (Ilex paraguariensis A. St. – hil.): a comprehensive review on chemical composition, health benefits and recent advances. RSD, 2021.

Farhad I. et al. A prospective study of tea drinking temperature and risk of esophageal squamous cell carcinoma. IJC, 2019.

TBCA, 2020.

-

Assine nossa newsletter: