Saber a quantidade certa de água no preparo é a chave para testar receitas deliciosas com o ingrediente
Para substituir a carne ou o frango durante as refeições, os vegetarianos podem optar pelo uso da proteína de soja. Porém, muita gente considera o alimento insosso e acaba deixando de lado essa importante fonte proteica da refeição.
Para evitar a rejeição, a nutricionista Beatriz Valverde explica que o segredo para fazer uma boa proteína de soja está na hidratação. “Para prepará-la, a indicação é usar 3 xícaras (chá) de água para hidratar 1 xíc. (chá) da proteína, até ela ficar bem macia e, depois, basta retirar o máximo de água possível antes de usá-la nas receitas”, destaca.
Outra dica é temperar bem a proteína de soja. Temperos como pimenta do reino, páprica, louro em pó, orégano e alho são opções que combinam com o sabor do alimento.
Proteína de soja: nutritiva e versátil
Além de ser uma fonte proteica para quem busca substituir carnes, peixes e frangos, a proteína de soja pode ajudar o organismo de outras maneiras, seja você vegetariano ou não.
Um estudo feito na Universidade de Kentucky, nos EUA, apontou entre os efeitos benéficos possíveis do consumo diário da proteína de soja a diminuição do colesterol ruim (LDL), a redução dos níveis de triglicerídeos e o aumento do colesterol bom (HDL).
A seguir, a nutricionista Beatriz Valverde ensina duas receitas para fazer com proteína de soja.
Lasanha de berinjela
Rendimento:3 pedaços grandes
Tempo de preparo: 50 min.
Ingredientes
1 berinjela grande cortada em fatias finas
2 xícaras (chá) de molho de tomate
1 xícara (chá) de proteína de soja texturizada hidratada
Modo de preparo
- Corte a berinjela em tiras finas.
- Em uma travessa de vidro, inicie adicionando o molho de tomate, em seguida adicione uma camada de fatias de berinjela e após uma camada de proteína de soja, continue preenchendo a travessa nessa ordem até que os ingredientes sejam finalizados.
- Asse por 30 minutos em forno pré-aquecido a 180°C.
Dica: se quiser, finalize a preparação com queijo para gratinar.
Quibe assado
Rendimento: 25 pedaços
Tempo de preparo: 40 min.
Ingredientes
1 e ½ xícara (chá) de trigo para quibe hidratado (use 4 xícaras (chá) de água para essa quantidade e deixe hidratando por uma hora)
1 xícara (chá) de proteína de soja texturizada hidratada
1 cebola picada
Alho a gosto
1 xícara (chá) de cenoura ralada
2 limões (extrair o suco)
1 colher (sopa) de hortelã seco
3 colher (sopa) de azeite
Modo de preparo
- Em uma vasilha, misture todos os ingredientes.
- Em uma forma untada com azeite despeje a mistura e asse em forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos (o tempo pode variar dependendo do forno).
- Depois, é só servir ainda quente.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Beatriz Valverde é nutricionista clínica e pós-graduanda em nutrição esportiva funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, possui dois artigos publicados e reconhecidos internamente sobre esses temas.
Anderson JW. et al. Soy protein effects on serum lipoproteins: a quality assessment and meta-analysis of randomized, controlled studies. University of Kentucky, 2011.
Mark M. Soy and Health Update: Evaluation of the Clinical and Epidemiologic Literature. Nutrients, 2016.