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Consumo de água, tem limite?

Postado em 9 de novembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Entenda mais sobre as necessidades hídricas do corpo humano

Você é o tipo de pessoa que coloca até um alarme no seu celular para se lembrar de tomar água a todo momento? De fato beber água é muito importante para uma boa hidratação e o funcionamento adequado do nosso organismo, mas como todos os outros alimentos e bebidas, ela entra para o clube do: “o importante é não exagerar!

Afinal, muita gente associa a hidratação com o fato de ter que tomar oito copos de água diariamente, mas o cálculo não é sugerido por todos os profissionais de saúde. Além disso, a água que ingerimos por meio de alimentos também precisa fazer parte da quantidade total, e não apenas o líquido em sua forma mineral.

Pensando em te ajudar a entender o seu consumo de água diário, explicamos as principais dúvidas sobre hidratação a seguir, baseadas em estudos científicos:

Homem colocando água em um copo de vidro

Imagem: Shutterstock

Quanto de água devo beber por dia?

A resposta é que não existe uma quantidade certa que agregue todas as pessoas. Alguns autores de estudos sugerem que o cálculo seja feito baseado em 30 a 35 ml a cada 1 kg da pessoa. Ou seja, uma pessoa de 60 kg precisaria consumir um valor entre 1,8 L a 2,1 L de água por dia.

Porém, existem fatores que podem influenciar a conta, como tireoide, problemas renais, uso de medicamentos, prática de atividades físicas, entre outros. Por via das dúvidas, consulte seu nutricionista para que ele possa te ajudar a adequar a quantidade necessária no seu dia a dia.

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Preciso tomar necessariamente oito copos de água por dia?

Não, você não precisa. A quantidade de água sugerida para consumo agrega, por exemplo, a utilizada para o preparo de alimentos e a que está contida dentro dos ingredientes. Frutas como melancia, tomate e melão, por exemplo, são compostas em sua maioria por água. Muitas verduras e legumes como rabanete, cenoura e couve-flor também contêm grandes quantidades dela.

Chás e sucos podem ser consumidos no lugar da água?

Podem, contanto que haja moderação. O consumo de água em sua forma pura é o mais indicado para auxiliar na hidratação, entretanto, não vai ser um problema se você consumir um copo de suco ou uma xícara de chá em uma das refeições. O que deve ser evitado é o exagero, principalmente no caso do suco, por ser uma bebida açucarada.

Café e bebidas alcoólicas também ajudam a hidratar?

Por um lado, elas podem sim ajudar na hidratação. Afinal, são líquidos que acabam sendo excretados pela urina. Contudo, é preciso ter cuidado, pois a cafeína em excesso pode atrapalhar a saúde do seu sono e o álcool é precursor para diversos problemas como doenças do coração e cirrose. Vale destacar ainda que as bebidas alcóolicas provocam um efeito contrário, pois, levam à desidratação pelo bloqueio do hormônio antidiurético, o ADH. Com esse hormônio bloqueado, a ida ao banheiro torna-se mais frequente e no dia seguinte, pode acreditar que a ressaca e a sede vêm.

Existe um limite de consumo de água?

Sim, o corpo humano pode enfrentar sérios problemas de saúde caso exista um exagero no consumo de líquidos. Fatores como intoxicação hídrica e potomania (hábito compulsivo de ingerir água) podem acarretar dores de cabeça, náusea, enjoo, tonturas e crises de ansiedade. Além disso, os rins podem perder a capacidade de filtrar adequadamente os líquidos. Portanto, preste atenção nos sinais que seu corpo apresenta.

Veja também: 4 sinais de que seu corpo está desidratado

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Guidelines for drinking-water quality, 4th edition. Organização Mundial da Saúde, 2017.

Lawrence E. et al. Water Intake, Water Balance, and the Elusive Daily Water Requirement. Nutrients, 2018.

Ministério da Saúde, 2017.

 

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