fbpx


4 deficiências nutricionais comuns entre fumantes

Postado em 23 de novembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Alimentação de quem fuma pode ser mais carente em nutrientes, segundo a ciência

A falta de nutrientes no corpo humano pode ser silenciosa à primeira vista, mas com o passar do tempo, os sintomas podem surgir e, caso não haja correção, importantes complicações de saúde serão observadas, como a anemia. E se para a maioria das pessoas essa carência nutricional já requer atenção, o cuidado deve ser dobrado para quem fuma! Isso porque a ciência comprova que existem deficiências nutricionais em fumantes que são mais comuns do que no resto da população.

Seja por falta de apetite ou por escolhas alimentares inadequadas, o fumante acaba escolhendo uma menor variedade de alimentos à mesa, como frutas, verduras, cereais e laticínios.

E as consequências ligadas ao vício acabam não somente atingindo os próprios tabagistas como também as pessoas que convivem com eles, os chamados “fumantes passivos”.

Um passo de cada vez

Mão segurando um cigarro

Imagem: Shutterstock

Aqui no Nutritotal – Para Todos, já listamos alguns alimentos que podem ajudar quem quer parar de fumar. Mas se você ainda não conseguiu largar o vício, que tal conhecer mais motivos para dar o próximo passo nessa luta?

A seguir, explicamos um pouco mais sobre os principais nutrientes em falta entre os fumantes, baseado em estudos científicos:

4 deficiências nutricionais em fumantes

De vitaminas a minerais, a lista de nutrientes que podem estar em falta no organismo dos tabagistas é variada.

Vitamina C

A falta de frutas e verduras como acerola, laranja e mamão, que são ricas em fitoquímicos, pode acabar prejudicando a dieta por si só. Mas juntando isso ao fato de os compostos químicos presentes no fumo afetarem mais o estresse oxidativo do nosso corpo, os fumantes podem acabar precisando de mais vitamina C, um poderoso antioxidante interno.

Vitaminas do complexo B

Segundo pesquisas científicas, os tabagistas também podem apresentar carência de vitaminas como B1, B2 e B12, importantes para a formação das células do organismo e em processos metabólicos do sistema nervoso.

Cálcio

O mineral que pode ser encontrado em leite e peixes, por exemplo, acaba sendo deixado de lado na dieta de muitos fumantes. Além disso, a nicotina e o consumo excessivo de alimentos como o café contribui para a redução da disponibilidade desse mineral.

Outros minerais

A lista de nutrientes em falta entre quem fuma ainda inclui o ferro, que é essencial para o sangue, além do magnésio, que ajuda a diminuir a pressão arterial, e do iodo, que auxilia no controle dos hormônios da tireoide.

Para conferir mais notícias sobre as propriedades dos alimentos, visite nosso Instagram.

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Rosa M. et al. Problemática nutricional en fumadores y fumadores passivos. Nutricion Hospitalaria, 2021.

-

Assine nossa newsletter: