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Descubra quais suplementos funcionam para o idoso ganhar massa magra

Postado em 21 de setembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Entenda como a suplementação pode ser importante para lidar com a sarcopenia

A sarcopenia é uma doença que afeta a massa muscular esquelética, fazendo com que ela diminua ao longo do tempo. Mais comum na terceira idade, ela requer cuidados na prevenção, e uma das formas de o idoso lidar com esse problema é por meio da ingestão de suplementos para ganhar massa magra.

Entretanto, nem todo produto desse tipo é indicado para essa finalidade. E para que você aprenda a reconhecer o que realmente pode contribuir com a saúde dos mais velhos, listamos a seguir alguns mitos e verdades sobre os suplementos na terceira idade:

4 mitos e verdades sobre suplementos que podem ajudar o idoso a ganhar massa magra

Não caia em fake news!

Idosa se exercitando sentada em bola de pilates e fazendo exercícios de braço com halteres.

A prática de exercícios na terceira idade pode contribuir com a qualidade de vida | Imagem: Freepik

Leucina é aliada para o ganho de massa magra

Verdade. Um estudo do periódico Nutrients avaliou a eficácia da administração de leucina na melhora da massa muscular, força muscular, performance funcional e função do músculo respiratório em idosos institucionalizados. Após os testes, os autores concluíram que a suplementação com leucina pode ter sido capaz de melhorar a performance física e a função muscular nos pacientes.

Para ganhar massa magra, o ômega 3 é um suplemento eficaz

Mito. Uma pesquisa publicada no Clinical Nutrition comparou os efeitos da suplementação de ômega 3 com o aumento da massa muscular. Os resultados apontados não identificaram associações significativas entre a ingestão do suplemento com a massa magra entre pacientes idosos.

O soro da proteína do leite traz benefícios contra a sarcopenia

Parcialmente verdade. Um estudo publicado no periódico Plos One mostrou que o consumo duas vezes ao dia de um suplemento à base de proteína de soro de leite pode estimular ganhos de força e massa muscular magra. Entretanto, o composto não era formado apenas por essa proteína e continha outros nutrientes como a creatina, o cálcio e PUFA n-3. Mais estudos são necessários para entender a função desses nutrientes isoladamente.

A vitamina D ajuda no ganho de massa magra

Parcialmente verdade. Um estudo publicado pelo periódico Clinical Nutrition apontou que a deficiência de vitamina D pode estar associada a um maior percentual de massa gorda. Contudo ainda faltam estudos para entender se ela, de fato, ajuda a obter massa magra entre os idosos.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Martínez-Arnau FM et al. Effects of Leucine Administration in Sarcopenia: A Randomized and Placebo-controlled Clinical Trial. Nutrients 2020.

Luana R. et al. Is there sufficient evidence to supplement omega-3 fatty acids to increase muscle mass and strength in young and older adults? Clinical Nutrition, 2020.

Kirsten E. et al. A whey protein-based multi-ingredient nutritional supplement stimulates gains in lean body mass and strength in healthy older men: A randomized controlled trial. Plos One, 2017.

Jessica C. et al. Vitamin D and body composition in the elderly. Clinical Nutrition, 2017.

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