Conheça os cuidados que realmente podem afastar a doença e contribuir com o fortalecimento ósseo
Puro ou misturado no café, o leite faz parte da refeição matinal de muita gente. E sua presença à mesa é mais do que merecida: a bebida é fonte de nutrientes e seu consumo pode estar relacionado com a prevenção de doenças, como a osteoporose.
O problema de saúde, que atinge especialmente pessoas mais velhas, compromete os ossos e entre as suas consequências mais comuns estão fraturas por fragilidade. Para preveni-lo, muito se fala sobre a ingestão de alimentos com cálcio, como o leite. De fato, a ciência já comprovou que o nutriente pode contribuir para minimizar o risco da doença. Segundo um estudo publicado no periódico Nutrients, a ingestão alimentar adequada de cálcio, vitamina D e proteína está entre as recomendações para prevenção da osteoporose. A prática regular de exercícios e o abandono de hábitos prejudiciais, como ingestão de álcool e o tabagismo, também ajudam.
Mas será que só o leite e alimentos com cálcio podem afastar o risco da doença? Para entender um pouco mais sobre o papel da nutrição no tratamento e prevenção da osteoporose, confira nossos mitos e verdades, elaborados a partir do estudo do Nutrients e outros.
Conteúdo
4 mitos e verdades sobre a saúde dos ossos
Além de uma dieta adequada, alguns hábitos podem contribuir com o fortalecimento ósseo.
Ingerir leite e derivados diariamente pode ajudar na prevenção da osteoporose
Verdade. O cálcio e a vitamina D ajudam na resistência óssea, e a melhor maneira de obter a ingestão adequada de cálcio é aderir uma dieta saudável. As fontes mais importantes do mineral são os laticínios como o leite, iogurte e queijo, além de peixes (especialmente sardinhas), leguminosas e algumas oleaginosas e sementes. E quanto antes esse hábito alimentar for levado em conta, maiores são as chances de prevenção.
Tomar sol também ajuda a saúde óssea
Verdade. A exposição adequada à luz solar é importante para prevenir e corrigir a insuficiência de vitamina D. E a deficiência dessa vitamina pode causar consequências para a manutenção da saúde óssea, em especial em mulheres idosas ou na pós-menopausa. Além disso, a vitamina D está envolvida na manutenção da massa e força muscular, bem como da estrutura óssea.
O cálcio é o único mineral que faz bem para os ossos
Mito. O potássio e o magnésio exercem papel importante no metabolismo do cálcio, sendo que o potássio impede que haja perda de cálcio pelos ossos.
A vitamina C pode ser útil para a prevenção de fraturas ósseas
Parcialmente verdade. Outro estudo de revisão literária, feito na Universidade Médica de Lodz, na Polônia, ressaltou que existem evidências científicas de um papel potencial da vitamina C na luta contra a osteoporose e na prevenção de fraturas. Entretanto, ainda existem poucos estudos a respeito e seus resultados não permitem a determinação dos reais benefícios da alta ingestão diária de vitamina C ou de sua suplementação.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Araceli M. et al. Nutrients and Dietary Patterns Related to Osteoporosis. Nutrients, 2020.
Erem, S.; Atfi, A.; Razzaque, M.S. Anabolic effects of vitamin D and magnesium in aging bone. J. Steroid Biochem. Mol. Biol., 2019.
Olga B. et al. Role of Vitamin C in Osteoporosis Development and Treatment—A Literature Review. Universidade Médica de Lodz, 2020.