Comer mel no pré-treino ajuda no rendimento esportivo?

Postado em 14 de outubro de 2022

Qual alimento não pode faltar antes de você começar a se exercitar? Há quem prefira uma fruta como a banana, com o intuito de garantir mais potássio no organismo e prevenir eventuais câimbras.

Outros optam pela combinação frango e batata doce, que une carboidratos e proteínas. Mas será mesmo que qualquer alimento pode fazer parte dessa refeição? Muita gente questiona, por exemplo, se comer mel no pré-treino ajuda no rendimento esportivo.

Por isso, para sanar essa e outras dúvidas, listamos os principais mitos e verdades sobre o que comer antes de se exercitar. Confira:

4 mitos e verdades sobre alimentação no pré-treino

O mel está entre os possíveis alimentos que podem ser consumidos no pré-treino para melhorar o rendimento esportivo | Imagem: Shutterstock

Comer mel no pré-treino ajuda no rendimento esportivo

Verdade. O mel é um alimento rico em carboidratos de baixo índice glicêmico se comparado a outros açúcares. Estudos apontam que, quando consumido ao longo de algumas semanas, ele é capaz de fortalecer e melhorar os marcadores de formação óssea.

É melhor evitar alimentos doces no pré-treino

Mito. No pré-treino o objetivo da alimentação é fornecer energia e recursos para ajudar no ganho de massa muscular ou no rendimento durante o exercício. Doces como a bananinha, por exemplo, são carboidratos simples que podem oferecer rapidamente energia para o seu treino. Mas, é importante avaliar a qualidade do doce consumido.

Evite guloseimas e doces industrializados que contenham muitos ingredientes desconhecidos, pois esses são classificados como alimentos ultraprocessados e podem ser prejudiciais à sua saúde. Além disso, lembre que em um programa alimentar para perda de peso, as quantidades devem ser moderadas ou outras opções de carboidratos devem ser escolhidas para essa refeição para não atrapalhar o processo de reeducação alimentar.

Consumir óleo de coco antes de se exercitar pode fazer bem à saúde

Mito. Segundo a ciência, o óleo de coco é uma fonte de gorduras saturadas, rico em nutrientes, mas ainda existem controversas sobre o seu uso no pré-treino.

Algumas pesquisas apontam que ele pode ajudar a reduzir a circunferência da cintura e a relação cintura-quadril em mulheres que praticam exercícios, mas não é capaz de modificar a composição corporal que é o ideal para quem pratica exercício objetivando tanto a perda de peso quanto o ganho de massa muscular. Além disso, os estudos não deixam claro em hora do dia foi realizado consumo.

Outros estudos são contraditórios quando o assunto é a influência sobre o colesterol, alguns demonstram melhora enquanto em outros observa-se piora dos níveis de gordura no sangue, mas pela falta de evidências concretas, o uso de óleo de coco diariamente ainda é desencorajado mesmo para quem pratica atividade física.

É bom tomar café no pré-treino

Verdade. A cafeína, principal substância do café,  pode ser o estímulo que faltava para você ir treinar. Quando consumida com moderação, ela atua no sistema nervoso aumentando o estado de alerta e a capacidade de concentração.

Quer saber mais sobre alimentação pré-treino? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Samuel P. et al. Honey Supplementation and Exercise: A Systematic Review. Nutrients, 2019.

Tsung J. et al. The Influence of Pre-Exercise Glucose versus Fructose Ingestion on Subsequent Postprandial Lipemia. Nutrients, 2018.

Mariana O. et al. EFFECTS OF COCONUT OIL ASSOCIATED WITH A PHYSICAL EXERCISES PROGRAM ON BODY COMPOSITION AND LIPID PROFILE. J. Phys. Educ. 2019.

Mauricio R. et al. Caffeine increases maximal fat oxidation during a graded exercise test: is there a diurnal variation? Journal of the International Society of Sports Nutrition, 2021.

Resende, N. et al. The effects of coconut oil supplementation on the body composition and lipid profile of rats submitted to physical exercise. Anais da Academia Brasileira de Ciências. 2016, v. 88, n. 02, pp. 933-940. Epub 13 May 2016. ISSN 1678-2690.

Sinaga F. et al. Effect of aerobic exercise and supplementation virgin coconut oil on lipid profile. Journal of Physics: Conference Series, Volume 1811, The 2nd International Conference on Sciences and Technology Applications (ICOSTA) 2020 3 November 2020, Medan City, Indonesia

Assine nossa newsletter: