Entenda o que a ciência diz sobre métodos populares e como manter a saúde do fígado.
Ao procurar por cuidados com a saúde e bem-estar, talvez você já tenha se deparado com algum conteúdo intitulado “limpeza hepática”. Essa expressão, também conhecida como detox do fígado, trata-se de um conjunto de abordagens que prometem eliminar toxinas do fígado e “limpar” o organismo.
Essas ideias saíram do livro de um neuropata alemão que prometia a eliminação de pedras da vesícula biliar a partir de um programa alimentar restritivo com duração de uma semana. Esse protocolo foi desmistificado alguns anos depois, mas novas propostas de limpeza surgiram, conheça algumas delas:
Conteúdo
Alimentos para limpeza hepática
Vinagre de maçã, fitoterápicos, bebidas mornas, suco detox e alimentos inflamatórios estão na lista das dicas mais comuns para realizar a limpeza hepática, mas será que funcionam mesmo?
Entenda o que está por trás dessas dicas conhecendo mais a fundo os potenciais de cada alimento:
Tomar vinagre de maçã
Alguns estudos relatam benefícios importantes do consumo de vinagre de maçã, como a melhora da glicemia, apoio à redução de peso e melhora das funções dos rins e do fígado. No entanto, as pesquisas ainda carecem de mais profundidade.
O que podemos afirmar até agora é que podem existir efeitos positivos, mas é preciso investigar mais e é recomendado um consumo moderado de até 2 colheres de sopa combinadas com outros alimentos ou diluídas em água, não sendo indicado o consumo de grandes quantidades puras.
Além disso, vale reforçar que o fato de já ter sido identificada melhora da função hepática, isso não quer dizer que promova maior eliminação de toxinas.
Usar fitoterápicos
A combinação de ervas em cápsulas pode não trazer o efeito desejado para limpeza hepática e outras intenções. O caso de uma mulher de 53 anos foi relatado em um estudo que identificou que o uso de uma combinação de compostos fitoterápicos destinados à “limpeza do fígado” levou a mulher a um estado de hepatotoxicidade, um efeito totalmente contrário ao desejado.
Apesar de seguros em sua maioria, os fitoterápicos devem ser usados com orientação médica e para finalidades realmente promotoras de saúde. O fígado por si só já tem esse trabalho de filtrar o sangue e eliminar toxinas, sem a necessidade de usar fitoterápicos detox para isso.
Beber bebidas mornas
Água com limão, água com vinagre ou outras misturas em temperatura morna são utilizadas para limpeza hepática. No entanto, ainda não existem evidências que comprovem que essas misturas e a temperatura delas sejam eficazes para limpar o fígado.
Além de tudo, o sabor dessas misturas em temperatura quente não deve ser muito agradável de se consumir.
Tomar suco detox
Assim como os fitoterápicos, os sucos detox combinam ingredientes, no caso frutas e verduras, com a intenção de serem bebidas que limpam o corpo. Mas, a combinação é uma boa oferta de nutrientes, não necessariamente capazes de fazer o que os órgãos já fazem, no caso o fígado e os rins.
Evitar alimentos inflamatórios
Essa é a única orientação comum de uma alimentação para limpeza hepática que podemos considerar, porém, em partes. Alimentos que provocam inflamação no organismo como alimentos ultraprocessados, alimentos ricos em gordura saturada, frituras e com excesso de açúcares não são bons para o corpo como um todo, o que pode aumentar a produção de toxinas e afetar a função e a limpeza realizada pelo fígado.
Mas, vale ressaltar que nem todo alimento classificado por aí como inflamatório, de fato é. A ideia é moderar e evitar o consumo dos alimentos que citamos e que são inflamatórios e buscar mais informações quando os alimentos ditos como inflamatórios não fizerem parte desses.
Seguir regularmente uma alimentação equilibrada e combinar com a prática de atividade física é a chave para que seu fígado faça o trabalho a que foi destinado e elimine as toxinas naturalmente produzidas pelo corpo ou vindas de fora dele. Quando a orientação parecer incomum e com promessas milagrosas, desconfie porque o simples é o que funciona e efeitos positivos exigem tempo e persistência.
Quer ter mais dicas na palma das suas mãos? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Você pode gostar também:
- Beber leite faz mal pro fígado?
- Comer de 3 em 3 horas emagrece? Saiba a hora certa de se alimentar
- Quem tem diabetes tem mais risco de ter gordura no fígado?
Referências
Koenig, G., Callipari, C., & Smereck, J. A. (2021). Acute Liver Injury After Long-Term Herbal “Liver Cleansing” and “Sleep Aid” Supplement Use. The Journal of Emergency Medicine, 60(5), 610-614.
Launholt, T.L., Kristiansen, C.B. & Hjorth, P. Safety and side effects of apple vinegar intake and its effect on metabolic parameters and body weight: a systematic review. Eur J Nutr 59, 2273–2289 (2020). https://doi.org/10.1007/s00394-020-02214-3
Tahreem, A., Rakha, A., Rabail, R., Nazir, A., Socol, C. T., Maerescu, C. M., & Aadil, R. M. (2022). Fad diets: Facts and fiction. Frontiers in nutrition, 9, 1517.
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.