Comer de 3 em 3 horas emagrece? Saiba a hora certa de se alimentar

Postado em 10 de junho de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Confira o que a ciência diz sobre essa e outras atitudes relacionadas à frequência das refeições

Quantas refeições você faz por dia? Você acredita que comer de 3 em 3 horas emagrece? Você costuma encher o prato no jantar, mas come pouco no almoço? Pois saiba que essas e outras escolhas sobre a nossa dieta diária podem afetar, de fato, a saúde.

A verdade é que a ciência ainda não encontrou uma conclusão única sobre qual é a melhor forma de se alimentar ao longo do dia. Como cada metabolismo é único e pode reagir de maneira diferente, isso pode interferir na forma como cada pessoa deveria se alimentar, desde a quantidade de alimentos ingeridos até a frequência do consumo.

Porém, já existem alguns estudos que conseguiram identificar quais atitudes na hora de comer poderiam favorecer a saúde e bem-estar ao longo do dia. Confira agora os mitos e verdades sobre a periodicidade das refeições.

4 mitos e verdades sobre os horários das refeições

Algumas atitudes podem ajudar a emagrecer, mas sua funcionalidade varia de acordo com cada indivíduo.

Mesa com toalha xadrez, talheres e prato sob relógio

A forma como cada pessoa deve se alimentar varia de acordo com o metabolismo de cada um | Imagem: Shutterstock

Comer de 3 em 3 horas pode ajudar a emagrecer

Parcialmente verdade. Segundo recomendações divulgadas pela Escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA), a princípio, comer de 3 em 3 horas pode ser benéfico, já que talvez ajude a evitar excessos alimentares ao longo do dia e pode ajudar a pessoa a fazer escolhas alimentares mais saudáveis, como legumes e frutas. Mas consumir alimentos que não satisfazem ou comer sem vontade, apenas por querer seguir a dieta, pode fazer mal também.

Fazer 3 refeições por dia é melhor do que 2 para a saúde

Verdade. As recomendações da Universidade de Harvard sugerem que comer 3 ou mais refeições bem estruturadas por dia, em comparação com menos de 3 refeições diárias e não regradas, pode ajudar a controlar o apetite e levar o corpo a se sentir mais saciado por mais tempo.

Preciso então de um número certo de refeições por dia para emagrecer

Mito. O estudo que revisou as estratégias para perda de peso chegou a conclusão que não se pode afirmar que a frequência da alimentação é um fator determinante para o sucesso da perda de peso. A Universidade de Harvard também aponta que o que conta mais na hora da perda de peso é a ingestão total de calorias. Mais estudos precisam ser feitos para se determinar o número de refeições ideal por dia.

É melhor comer mais calorias no café da manhã do que no jantar

Verdade. Uma pesquisa publicada na revista científica Obesity apontou que comer um café da manhã com alto teor calórico tem menor impacto na saúde do que um jantar com as mesmas características. Se o café da manhã com alto valor energético for aliado a uma ingestão reduzida de calorias no jantar, isso pode ser benéfico para o controle da obesidade e da síndrome metabólica, de acordo com o estudo.

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Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Escola de Medicina, Universidade de Harvard, 2015.

Jakubowicz D, Barnea M, Wainstein J, Froy O. High caloric intake at breakfast vs. dinner differentially influences weight loss of overweight and obese women. Obesity. 2013

Kulovitz MG, Kravitz LR, Mermier C, Gibson AL, Conn CA, Kolkmeyer D, Kerksick CM. Potential role of meal frequency as a strategy for weight loss and health in overweight or obese adults. Nutrition. 2014.

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