fbpx


Vinagre de maçã é bom para quê? Conheça 4 mitos e verdades!

Postado em 12 de maio de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Entenda os benefícios e riscos do consumo desse alimento ancestral

O vinagre de maçã é um alimento produzido e comercializado há mais de 5 mil anos pelos povos da Babilônia. Antigamente, usavam o produto com viés medicinal, mas hoje, ele é mais conhecido pelo seu uso no tempero de saladas, legumes e em conservas.

E apesar da mudança na usabilidade, seu valor nutricional ainda persiste através dos séculos. O líquido é fonte de ácidos orgânicos, flavonoides, polifenóis, vitaminas e minerais, além de pectina, uma fibra solúvel proveniente da maçã capaz de facilitar o trato gastrointestinal.

Ainda assim, muita gente se pergunta: afinal, o vinagre de maçã é bom para quê? Para conhecer seus benefícios, separamos os principais mitos e verdades acerca do alimento, baseado em estudos científicos. Confira:

4 mitos e verdades do vinagre de maçã

Garrafa com vinagre de maçã

Imagem: Shutterstock

Vinagre de maçã é bom para o intestino

Verdade. Estudos comprovam que o vinagre de maçã possui um potencial antimicrobiano importante para a saúde intestinal. Isso porque ele é capaz de combater bactérias que causam inflamações e infecções generalizadas, inclusive o fungo responsável pela candidíase.

Mas para que esse efeito possa ser perceptível, é necessário seguir uma dieta equilibrada e com consumo moderado do vinagre, priorizando sempre o acompanhamento nutricional.

Tomar vinagre em jejum emagrece

Mito. Não existem pesquisas que corroborem o uso do vinagre de maçã diretamente à perda de peso. O que se sabe, porém, é que o consumo dele pode afetar outras funções do organismo, como o apetite, a função da insulina e o metabolismo, o que consequentemente, é capaz de facilitar o emagrecimento.

De qualquer forma, é fundamental seguir cuidados nutricionais que auxiliem na perda de peso, e não consumir apenas o vinagre como se fosse um medicamento milagroso para emagrecer.

Vinagre de maçã é bom para quem tem diabetes

Verdade. O vinagre de maçã, segundo estudos científicos, pode ser eficaz na redução dos níveis de glicose e insulina no sangue, sendo considerado uma ferramenta adjuvante para melhorar o controle glicêmico, quando associado à uma dieta equilibrada e aos demais tratamentos indicados para cada paciente.

Tomar vinagre ajuda a evitar refluxo

Mito. Assim como na perda de peso, não existem provas científicas de que o vinagre possa curar o refluxo ou a azia. O que se sabe, por outro lado, é que o consumo frequente desse ácido pode ocasionar queimações na garganta e até mesmo aftas, e portanto, é melhor evitar a ingestão caso apresente um desses sintomas.

Confira também:quais alimentos podem ajudar a melhorar sintomas de refluxo

Quer saber mais sobre outros tipos de vinagre? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Darshna Y. et al. Antimicrobial activity of apple cider vinegar against Escherichia coli, Staphylococcus aureus and Candida albicans; downregulating cytokine and microbial protein expression. Scientific Reports, 2018.

Solaleh S. et al. Beneficial effects of Apple Cider Vinegar on weight management, Visceral Adiposity Index and lipid profile in overweight or obese subjects receiving restricted calorie diet: A randomized clinical trial. Journal of Functional Foods, 2018.

Farideh S. et al. Vinegar consumption can attenuate postprandial glucose and insulin responses; a systematic review and meta-analysis of clinical trials. Diabetes Res Clin Pract. 2017.

Manuel A. et al. The Short-Chain Fatty Acid Acetate in Body Weight Control and Insulin Sensitivity. Nutrients, 2019.

-

Assine nossa newsletter: