fbpx


O que devo comer após o treino? Conheça os melhores alimentos

Postado em 8 de setembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Lanches após a prática de exercício podem ser úteis para recuperar nutrientes

O que devo comer após o treino? Essa é uma dúvida comum de quem pratica atividade física frequentemente. Por um lado, não pode ser uma refeição pesada, mas, por outro, é preciso conciliar com fontes nutritivas e que ajudem na recuperação das energias gastas. Então qual é a melhor opção?

Para ajudar na escolha, a seguir, separamos alguns alimentos que comprovadamente podem oferecer benefícios depois dos exercícios. Confira:

O que devo comer após o treino?

Certas opções podem contribuir com os resultados desejados.

Homem sentado comendo banana

A banana pode ser uma boa opção para comer após o treino | Imagem: Freepik

Batata

Um estudo do periódico Nutrition Today aponta que as batatas podem ser alimentos aliados de quem treina. Isso porque diferentemente de massas, pães e arroz, o tubérculo é considerado um carboidrato de rápida absorção, contendo altos níveis de potássio e vitaminas B e C.

Proteínas magras

Uma pesquisa do Journal of Strength and Conditioning comparou que o consumo moderado de frango ou de carnes magras após o treinamento pode ajudar na melhora da composição corporal, incluindo uma maior força muscular depois de treinamentos de resistência.

Banana

A banana, segundo um estudo da Appalachian State University, pode fornecer antioxidantes não encontrados em bebidas esportivas para praticantes de esportes de longa duração como ciclismo e corrida, além do seu melhor valor nutricional, por conter fibras, potássio e vitamina B6.

Shakes proteicos

O whey protein (ou a proteína do soro do leite) também é uma fonte de aminoácidos essenciais após o treino. Você pode combiná-lo em um shake com morangos e água de coco para preparar uma bebida rica em vitaminas e minerais. Aprenda a receita aqui.

Pode comer depois, mas decida suas refeições antes do treino

O momento da escolha sobre o que comer também pode ser importante. Um estudo publicado no periódico Nutrients avaliou que decidir qual será a refeição antes mesmo de começar o exercício pode influenciar na opção de pratos mais saudáveis, mesmo que o lanche seja feito somente após o treino.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Christopher R. et al. Exercise and the Timing of Snack Choice: Healthy Snack Choice is Reduced in the Post-Exercise State. Nutrients, 2018.

Mitch K. High-Quality Carbohydrates and Physical Performance. Nutrition Today, 2018.

Matthew H. et al. The Effects of Beef, Chicken, or Whey Protein Post-Workout on Body Composition and Muscle Performance. Journal of Strength and Conditioning, 2017.

Dru H. et al. Bananas are as beneficial as sports drinks, study suggests. Appalachian State University, 2012.

 

-

Assine nossa newsletter: