fbpx


O que é bom para azia e refluxo? Mitos e verdades na hora de tratar esses sintomas

Postado em 7 de setembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Existem hábitos que podem contribuir com o surgimentos desses incômodos, mas outros são capazes de piorá-los

Você já ouviu falar que uma colher de vinagre pode curar a azia? Ou então que tomar café logo depois de comer facilita o surgimento de refluxo? Há diversos hábitos alimentares comumente associados ao alívio (ou piora) dos sintomas de doenças gastrointestinais. E se você sofre com a incômoda sensação de queimação vinda do estômago, vale saber a verdade sobre o que é bom para azia e refluxo.

Para saber o que a ciência já desvendou sobre o assunto, confira nossos mitos e verdades a seguir e descubra alguns cuidados que podem ser tomados para evitar essas condições:

Afinal, o que é bom para azia e refluxo?

Entenda como a alimentação pode contribuir com o alívio desses sintomas e hábitos que ajudam a prevenir esses problemas.

Mulher com mão na barriga e expressão de dor

A azia é a sensação de queimação no estômago | Imagem: Freepik

Parar de fumar pode ajudar a diminuir o refluxo

Verdade. Um estudo publicado no periódico Plus One apontou que o tabagismo está diretamente relacionado com a doença do refluxo gastroesofágico. Ao analisarem pacientes que cessaram o hábito, foi possível encontrar uma melhora nos sintomas do refluxo, tornando-se uma recomendação para quem sofre com esse problema.

Vinagre de maçã ajuda no combate da azia

Mito. Uma pesquisa feita na Arizona State University comparou os usos do vinagre de maçã no cuidado com a azia e má digestão. Como resultado, não houve alterações significativas em sintomas gastrointestinais após o consumo do líquido e mais estudos são necessários para entender se há, de fato, algum benefício.

Tomar café após as refeições pode causar refluxo

Parcialmente verdade. Não há um consenso científico a respeito do consumo de café e outras bebidas quentes em relação ao surgimento de doenças do estômago. Um estudo publicado pelo Tzu Chi Medical Journal apontou que não há relação entre café, chá e leite quente nos sintomas de refluxo. Por outro lado, uma pesquisa de revisão do Food Science and Technology associa o consumo exagerado de café a sintomas de doenças estomacais. Portanto, são necessários mais estudos para entender essa relação.

A dieta mediterrânea pode ajudar a evitar refluxo

Verdade. Um artigo publicado no periódico JAMA apontou que uma dieta mediterrânea baseada em vegetais pode ajudar no combate aos sintomas de refluxo ácido quando as pessoas também seguem o conselho padrão de cortar certos alimentos de sua dieta.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Yukie K. et al. Long-Term Benefits of Smoking Cessation on Gastroesophageal Reflux Disease and Health-Related Quality of Life. Plos One, 2016.

Zoe Y. Is Apple Cider Vinegar Effective for Reducing Heartburn Symptoms Related Gastroesophageal Reflux Disease? Arizona State University, 2016.

Tao-Yang W. et al. The role of tea and coffee in the development of gastroesophageal reflux disease. Tzu Chi Medical Journal, 2019.

Yu Z. et al. Effect of Coffee on Gastroesophageal Reflux Disease. Food Science and Technology, 2013.

Craig H. et al. A Comparison of Alkaline Water and Mediterranean Diet vs Proton Pump Inhibition for Treatment of Laryngopharyngeal Reflux. JAMA, 2017.

-

Assine nossa newsletter: