fbpx

O que você sabe sobre as propriedades da berinjela?

Postado em 8 de novembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Faça o nosso teste para conhecer ainda mais sobre os benefícios desse saboroso legume

Com um característico sabor amargo, a berinjela é um legume conhecido por sua versatilidade na cozinha. Além de acompanhamento, ela pode virar um saboroso prato quando recheada com carne moída ou até mesmo brilhar em receitas vegetarianas, como uma minipizza diferente ou um estrogonofe requintado!

Mas não é só: as propriedades da berinjela também a fazem merecedora de espaço no nosso cardápio. Isso porque ela é rica em vitaminas e minerais, que por consequência, podem ajudar na prevenção de alguns problemas de saúde (embora suas propriedades ainda gerem discussões entre os cientistas).

E você, está por dentro das propriedades da berinjela e outras características desse legume? Faça o nosso teste e descubra o seu real conhecimento a respeito do alimento:

Teste: veja quais são as propriedades da berinjela

Para cada uma das questões a seguir, há uma alternativa correta. Teste seus conhecimentos!

Cesta com berinjelas

Além de versátil na cozinha, esse legume possui muitos benefícios para a saúde | Imagem: Shutterstock

1 – Qual destes pratos da culinária árabe costuma ser feito à base de berinjela?

Se você respondeu D, acertou. Comum na Turquia e no Oriente Médio, o babaganoush é um prato em que a berinjela é queimada com a casca diretamente no fogo, formando uma pasta defumada, segundo o livro Mediterranean Diet For Dummies. Outro prato que também é preparado na região com o uso da berinjela é a moussaka.

2 – Qual destes nutrientes está em maior quantidade na berinjela cozida em comparação com a versão in natura do alimento?

A resposta certa é a A. De acordo com a Tabela TACO, o cálcio presente em 100 g da berinjela cozida é de 11 mg, enquanto na versão crua do alimento é um pouco menor, com 9 mg.

3) Um dos benefícios da berinjela é que ela pode facilitar a digestão. Isso se deve por conta da sua alta quantidade de:

Acertou se você respondeu C. Um estudo da Conference Proceedings of INCEDI apontou que a presença de fibras na berinjela é um fator que pode favorecer a digestão. E segundo a tabela TACO, 100 g de berinjela cozida possuem aproximadamente 2,5 g de fibras.

4) Qual das formas de cocção abaixo é capaz de manter por mais tempo os nutrientes da berinjela?

Se você disse B, acertou. Uma pesquisa divulgada no periódico International Journal on Advanced Science Engineering Information Technology comparou diversas formas de preparar o alimento e concluiu que o método de cocção no vapor pode apresentar os melhores resultados para manter as propriedades e antioxidantes do legume.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Fraikue, F. B (2016). Unveiling the potential utility of eggplant: a review. Conference Proceedings of INCEDI, 883-895.

Ruri A. S. et al. Effects of Different Cooking Methods on the Physico-Chemical and Quality Attributes of Eggplants. International Journal on Advanced Science Engineering Information Technology, 2016.

Berman R. Mediterranean Diet for Dummies. John Wiley & Sons, 2013.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), ed. 4, 2011.

Leia também