Berinjela recheada com carne moída

Postado em 21 de abril de 2023 | Autor: Redação Nutritotal

Veja como preparar o prato e entenda as diferenças entre as versões cozida, grelhada e frita desse legume

A berinjela é, sem dúvidas, um alimento que ou você adora ou você realmente não gosta nenhum pouco. Mas, que a verdade seja dita, para quem se arrisca na cozinha, a berinjela é um alimento muito versátil, podendo ser preparada de diversas formas, como a berinjela com carne moída.

Então, se você ainda pensava que ela fazia parte apenas da vida dos vegetarianos e veganos, saiba que é possível unir berinjela e carne bovina para preparar um prato saboroso e nutritivo. A nutricionista Beatriz Valverde ensina como fazer essa combinação:

Receita de berinjela recheada com carne moída

Fácil de fazer, o prato leva alguns minutos no forno e é uma ótima pedida para as refeições.

Receita Berinjela com carne moídaRendimento: 3 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

  • 500 g de carne moída
  • 3 tomates
  • 3 cebolas pequenas
  • 3 col. (sopa) de alho picado
  • Azeite (somente para refogar)
  • 3 berinjelas médias
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Higienize a berinjela e os tomates por fora, seque e reserve
  2. Pique as cebolas e o tomate
  3. Refogue a carne moída com o tomate picado, a cebola picada, o alho e o azeite
  4. Em seguida, corte a tampa das berinjelas e faça um corte dentro para remover um pouco da polpa do vegetal e introduzir o recheio, que será a carne refogada
  5. Unte uma forma com azeite ou cubra com papel alumínio e leva as berinjelas recheadas para assar por 20 minutos a 180°C
  6. Sirva ainda quente e tempere com ervas a seu gosto

Nutrientes da berinjela

Agora que você viu o passo a passo dessa receita que é fácil de fazer e pode ajudá-lo a comer mais vegetais, que tal conhecer o que tem por dentro da berinjela? Muitas pessoas não sabem, mas a cor dos vegetais entrega informações sobre suas propriedades.

A berinjela de casca roxa/preta, por exemplo, tem essa coloração devido a um pigmento chamado antocianina. A antocianina colore os alimentos de vermelho à violeta/azul e, de acordo com estudos, esse pigmento pode proteger a saúde, sendo eficaz contra doenças como diabetes, distúrbios neuronais, problemas cardiovasculares e câncer.

E se mesmo sabendo disso, você ainda não criou coragem de experimentar a berinjela, vamos te dar mais motivos para tentar. Além da antocianina, a berinjela também contém proteínas, fibras, cálcio, fósforo, vitamina A, vitamina E, vitamina B9 e é pouco calórica, podendo ser consumida inclusive por quem está buscando o emagrecimento.

Qual o jeito mais saudável de preparar a berinjela?

Nutritiva você já sabe que ela é, mas você sabia que as diferentes formas de cocção da berinjela podem afetar seus nutrientes? Foi isso que um estudo divulgado no periódico International Journal on Advanced Science Engineering Information Technology investigou.

A pesquisa comparou diversas formas de preparar o alimento nas refeições, como a berinjela grelhada, frita e cozida no vapor. E a análise concluiu que o método de vapor apresenta os melhores resultados, conservando mais os nutrientes do vegetal.

Isso acontece por não expor a berinjela diretamente à água ou às altas temperaturas da fritura e da grelha. Todos os preparos dos alimentos, desde o corte até o aquecimento, impactam na conservação e perda de nutrientes, mas também ajudam a melhorar a palatabilidade, consumo e até facilitam a absorção dos nutrientes.

A aceitação do sabor, por exemplo, foi melhor com a berinjela frita, mas sabemos que essa é uma forma de preparo menos saudável por ser mais calórica e contribuir com o aumento do colesterol ruim. Por isso, na hora de escolher o preparo de qualquer alimento, lembre-se que as frituras devem ser consumidas em menores porções e frequências.

Quer aprender outras receitas com legumes? Confira essas opções:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas saudáveis!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências

Ruri A. S. et al. Effects of Different Cooking Methods on the Physico-Chemical and Quality Attributes of Eggplants. International Journal on Advanced Science Engineering Information Technology, 2016.

Sharma, M.; Kaushik, P. Biochemical Composition of Eggplant Fruits: A Review. Appl. Sci. 2021, 11, 7078. https://doi.org/10.3390/app11157078

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2.

Assine nossa newsletter: