Confira a receita e entenda por que a combinação é boa para a saúde
O cheiro de bolo quente, feito na hora, é tentador até para quem busca emagrecer. Mas existem alternativas saudáveis, que não levam açúcar e farinha de trigo na mistura, por exemplo, e ajudam a controlar a saciedade.
É o caso do bolo de banana com aveia, uma receita que combina os nutrientes da fruta com os benefícios do cereal. Ele é ideal tanto para o café da manhã quanto para uma opção de lanche pré-treino, proporcionando mais energia em ambas as situações.
Dupla de sucesso
Mas por quais motivos a combinação de banana com aveia pode ser tão saudável? O cereal pode ser interessante para ajudar a controlar os níveis de gordura no sangue. Um estudo divulgado no periódico Nutrition mostrou que a adição do farelo de aveia na alimentação é capaz de ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Já a banana pode ajudar na saúde do coração e oferece nutrientes importantes para o nosso corpo, como por exemplo, o potássio. Além disso, esses dois alimentos são ricos em fibra, o que pode ajudar no aumento da saciedade.
E para aprender uma receita prática e saudável, a nutricionista Danielle Fontes ensina o passo a passo a seguir:
Receita de bolo de banana com aveia
Sobremesa fácil de fazer e ótima pedida para agradar a família inteira.
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de fermento
- ½ xícara (chá) de uva passa ou damasco seco picadinho (pode hidratar com suco de laranja)
- ½ xícara (chá) de castanha-de-caju
- 1 xícara (chá) de farelo de aveia em flocos finos
- 3 ovos
- ½ xícara (chá) de óleo
- 4 bananas nanicas
Modo de preparo
- Coloque em uma vasilha o fermento, as frutas secas, a castanha e a aveia. Misture bem e reserve.
- Enquanto isso, bata no liquidificador os ovos com o óleo e as bananas por 4 minutos.
- Em seguida, despeje o líquido sobre os ingredientes secos e mexa delicadamente, sempre no sentido horário, até formar uma massa fofa.
- Despeje a massa sobre uma forma untada e asse por 35 minutos em forno preaquecido a 180 °C.
- Depois, é só esperar esfriar e servir!
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Danielle Fontes é nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo (SP). Tem especialização em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo GANEP (Grupo de Alimentação e Nutrição Enteral e Parenteral); especialização em Fitoterapia Funcional – Instituto Valeria Pascoal; é mestre em Ciências pelo Departamento de Oncologia e Radiologia da Faculdade de Medicina da USP e especialista em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Leão L. et al. Addition of oat bran reduces HDL-C and does not potentialize effect of a low-calorie diet on remission of metabolic syndrome: A pragmatic, randomized, controlled, open-label nutritional trial. Nutrition, 2019.
Kumar K. et al. Traditional and Medicinal Uses of Banana. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry, 2012.