Aprenda a fazer uma barrinha de cereais caseira e saborosa
O câncer atinge a cada ano milhões de pessoas, fazendo com que médicos e cientistas se desdobrem cada vez mais em busca de tratamentos mais eficazes. E uma de suas formas que pega muita gente de surpresa é o câncer colorretal, condição que provoca sintomas como dores abdominais e mudanças no ciclo intestinal.
Mesmo quem já teve a doença precisa ficar de olho para que ela não volte a avançar, sempre consultando um profissional de saúde e realizando os exames médicos de rotina. Mas, seja para os pacientes que já tiveram câncer colorretal ou para quem busca evitar o problema, um novo estudo aponta que a alimentação pode ajudar.
A pesquisa, publicada no periódico Jama Oncology, revelou que a alta ingestão de fibras alimentares pode ser associada a um menor risco de desenvolvimento de câncer colorretal, além de uma menor mortalidade geral e específica da doença.
Conteúdo
O segredo das fibras contra o câncer colorretal
A pesquisa mostrou ainda que um aumento do consumo de fibra depois do diagnóstico de câncer colorretal pode conferir outros benefícios aos pacientes, mas que ainda faltam estudos para identificar com mais exatidão quais são eles.
E para incluir mais fibras na sua alimentação, que tal preparar uma receita que seja rica nesse nutriente? A nutricionista Beatriz Valverde ensina a seguir.
Receita rica em fibras
Evite produtos industrializados do supermercado e aposte em um snack mais saudável fonte do nutriente.
Barrinha de cereais caseira
Rendimento: 6 barrinhas
Tempo de preparo: 40 minutos
Ingredientes
3 bananas nanicas
1 col. (sopa) de mel
½ xíc. (chá) de amêndoas em lascas
½ xíc. (chá) de semente de chia
½ xíc. (chá) de semente de girassol
½ xíc. (chá) de uva passa
1 e ½ xíc. (chá) de aveia em flocos
1 col. (chá) de canela em pó
Modo de preparo
1 – Amasse a banana e acrescente o mel, até formar uma pasta.
2 – Com essa mistura, adicione as amêndoas, a chia, as sementes de girassol, a uva passa, a aveia e a pitada de canela. Mexa bem para misturar todos os ingredientes e reserve.
3 – Coloque a mistura em uma forma de bolo com papel vegetal. Prense essa mistura com as costas de uma colher, até que ela fique lisa e uniforme na altura.
4 – Leve ao forno com uma temperatura de 160 °C pelo tempo de 20 a 25 minutos, até que doure.
5 – Retire do forno e espere esfriar. Retire da forma e coloque no freezer por um tempo de 15 a 20 minutos e só então as corte, em forma de barrinhas.
Veja também: Oleaginosas reduzem o risco de câncer colorretal
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.
Song M. et al. Fiber Intake and Survival After Colorectal Cancer Diagnosis. Jama Oncology, 2018.