Dá para aproveitar desde a casca do abacaxi até a folha da beterraba e fazer receitas deliciosas e saudáveis
Você sabia que o desperdício de alimentos é um dos maiores responsáveis pela degradação do meio ambiente? E grande parte desse desperdício poderia ser evitado se aproveitássemos integralmente os alimentos, inclusive as sobras, que oferecem muitos nutrientes às refeições.
Cascas, talos e folhas são descartados diariamente por falta de conhecimento. Produzimos toneladas de lixo e todo o processo que envolve esse lixo, desde seu descarte, transporte e eliminação pode emitir muitos gases poluentes e ainda degradar nossos recursos naturais, como o solo.
O desperdício de alimentos está logo atrás dos EUA e da China no quesito emissão de gás carbônico, um dos gases mais poluentes e contribuidores para o efeito estufa. Mas, quando fazemos uso integral, aproveitando o que são chamadas de sobras de alimentos, especialmente dos vegetais, fazemos com que a comida renda mais e ainda ajudamos a proteger o meio ambiente.
Então, para ajudar você a criar um novo hábito na sua rotina de preparo das refeições, pensando em como usar todas as partes dos alimentos, a nutricionista Beatriz Valverde traz duas receitas com sobras de alimentos para fazer em casa:
Conteúdo
Bolo de abacaxi com abacaxi ao fundo
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
- 1 xíc. (chá) de suco de casca de abacaxi
- 4 claras em neve
- 4 gemas
- 1 ½ xíc. (chá) de açúcar demerara
- 1 col. (sopa) de manteiga
- 2 xíc. (chá) de farinha integral
- 1 col. (café) fermento em pó
Modo de preparo
- Para fazer o suco, lave muito bem a casca do abacaxi e leve ao fogo com um pouco de água para ferver. Coe e reserve.
- Bata as claras em neve e reserve.
- Na batedeira, coloque as gemas e bata com o açúcar e a manteiga. Depois, vá aos poucos adicionando a farinha integral, até que a massa fique homogênea.
- Retire-a da batedeira e junte as claras em neve e o fermento. Depois, acrescente o suco da casca. Misture tudo sem bater demais.
- Despeje a massa em uma assadeira untada e asse em forno a 170 °C por 30 minutos.
Bolinho de folha de beterraba
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 12 porções
Ingredientes
- 1 xíc. (chá) de folha de beterraba
- 2 ovos
- 5 col. (sopa) de farinha integral
- 2 col. (sopa) de água
- 1 cebola picada
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Higienize e pique as folhas de beterraba.
- Depois bata bem os ovos e misture com todos os ingredientes.
- Faça colheradas da massa e asse a 170 °C em forno pré-aquecido por 20 minutos.
Use sua criatividade
Além desses aproveitamentos, pense em como você pode utilizar outras sobras de alimentos. Nas cascas, nos talos e folhas encontramos uma variedade de nutrientes, principalmente fibras, vitaminas e minerais que contribuem com a saúde em geral.
Então, ao invés de jogar fora as cascas de batata, por exemplo, experimente lavá-las, temperá-las e depois prepará-las na airfryer, elas ficam crocantes e podem servir como petisco ou mesmo acompanhamento no almoço ou jantar. O resto de arroz pode virar aquele bolinho delicioso que todo mundo conhece.
Os talos de couve e brócolis podem ser cozidos e triturados, agregando mais valor nutricional e cor a uma receita de pão, enquanto as folhas da cenoura, por exemplo, podem virar um molho pesto.
Gostou dessas ideias? Talvez você também se interesse por essas receitas:
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências
Mesa Brasil SESC Segurança Alimentar e Nutricional. Banco de Alimentos e Colheita Urbana: Aproveitamento Integral dos Alimentos. Rio de Janeiro: SESC/DN, 2003. 45 pág. Programa Alimentos Seguros. Convênio CNC/CNI/SEBRAE/ANVISA.
Swinburn, Boyd A., et al. The global syndemic of obesity, undernutrition, and climate change: the Lancet Commission report. The lancet 393.10173 (2019): 791-846.
Colunista:
Nutricionista clínica, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.