fbpx

Sobras de alimentos viram ótimas receitas

Postado em 19 de março de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Dá para reaproveitar desde a casca do abacaxi até a folha da beterraba e fazer receitas deliciosas, saudáveis e surpreendentes para receber os convidados

Sabe aquele arroz de três dias guardado no fundo da geladeira? Ou a casca do abacaxi que você acabou jogando fora? Esses e outros alimentos costumam ser descartados com frequência principalmente por dois motivos: ou estragam por serem sobras esquecidas, ou por desconhecimento das pessoas em como usar cascas, folhas e talos na hora de cozinhar. Mas da casca da batata à folha da beterraba, é possível reaproveitar de tudo um pouco e criar novas receitas com sobras de alimentos, saborosas e saudáveis.

E o melhor: por meio dessas receitas com sobras de alimentos, você ajuda também o meio ambiente. Segundo um estudo feito na Universidade de Michigan, nos EUA, o desperdício de comida possui um grande impacto sobre os gases que retêm o calor e são liberados pelos seres humanos no meio ambiente. O cálculo estimado é de aproximadamente mais de 33 milhões de veículos poluentes nas estradas só em comida jogada fora, o que pode desencadear problemas graves de saúde, como câncer de pele, dificuldades para respirar e ânsia de vômito.

Use sua criatividade

Ao invés de jogar fora as cascas de batata, experimente lavá-las e depois assá-las. Já o resto de arroz pode virar um bolinho com legumes, por exemplo. O importante é soltar a criatividade e economizar ao mesmo tempo aproveitando as sobras de comida.

A seguir, a nutricionista clínica Beatriz Valverde lista duas receitas com sobras de alimentos para fazer em casa. Confira:

Bolo de abacaxi com abacaxi ao fundo

Da casca do abacaxi é extraído suco | Imagem: Shutterstock

Bolo de casca de abacaxi

Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes

  • 1 xíc. (chá) de suco de casca de abacaxi
  • 4 claras em neve
  • 4 gemas
  • 1 ½ xíc. (chá) de açúcar demerara
  • 1 col. (sopa) de manteiga
  • 2 xíc. (chá) de farinha integral
  • 1 col. (café) fermento em pó

Modo de preparo

  1. Para fazer o suco, lave muito bem a casca do abacaxi e leve ao fogo com um pouco de água para ferver. Coe e reserve.
  2. Bata as claras em neve e reserve.
  3. Na batedeira, coloque as gemas e bata com o açúcar e a manteiga. Depois, vá aos poucos acrescentando a farinha integral, até que a massa fique homogênea.
  4. Retire-a da batedeira e junte as claras em neve e o fermento. Depois, acrescente o suco da casca. Misture tudo sem bater demais.
  5. Despeje a massa em uma assadeira untada e asse em forno a 170 °C por 30 minutos.

Bolinho de folha de beterraba

Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 12 porções

Ingredientes

  • 1 xíc. (chá) de folha de beterraba
  • 2 ovos
  • 5 col. (sopa) de farinha integral
  • 2 col. (sopa) de água
  • 1 cebola picada
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Higienize e pique as folhas de beterraba.
  2. Depois bata bem os ovos e misture com todos os ingredientes.
  3. Faça colheradas da massa e asse a 170 °C em forno pré-aquecido por 20 minutos.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Consultoria e receita da nutricionista clínica Beatriz Valverde, pós-graduanda em nutrição esportiva funcional. Certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating com dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Heller C. Martin. Greenhouse Gas Emission Estimates of U.S. Dietary Choices and Food Loss. Universidade de Michigan, 2014.

Leia também