fbpx


Aprenda uma sopa de mandioca cremosa para bebê e família comerem juntos

Postado em 22 de dezembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Prato nutritivo garante que você cozinhe de uma vez só para saciar todos da casa

Durante a introdução alimentar dos bebês, muitos pais acabam tendo que se virar na cozinha, pois precisam preparar algo que os filhos possam comer nos primeiros anos de vida e, ao mesmo tempo, que mantenha o resto da família satisfeita. Afinal, as necessidades nutricionais entre as diferentes faixas etárias não são as mesmas. Entretanto, existem receitas que podem servir como opção tanto para os bebês quanto para crianças, adolescentes, adultos e até idosos. É o caso das sopas nutritivas. A nutricionista Telma Domiciano ensina uma delas a seguir, uma deliciosa sopa de mandioca cremosa. Confira:

Sopa de mandioca cremosa

Não é preciso gastar horas na cozinha fazendo preparos separados para bebês e adultos. Esse prato curinga deixa todo mundo saciado e bem nutrido!

Criança comendo sopa de mandioca cremosa

Imagem: Freepik

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 40 min.

Ingredientes:

  • 1 kg de mandioca
  • 2,5 l de água
  • 1 concha de caldo de galinha natural
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • Azeite de oliva
  • 1 cebolinha picada
  • Sal a gosto
  • 1 pitada de pimenta branca em pó
  • 200 g de queijo branco em cubos (obs.: o queijo branco só é indicado para crianças a partir de um ano de idade)

Modo de preparo:

  1. Coloque a mandioca em uma panela com a água e o caldo de galinha para cozinhá-la por 15 minutos.
  2. Quando a mandioca estiver cozida, retire do fogo e bata no liquidificador com o caldo do cozimento até formar uma mistura cremosa.
  3. Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite e, depois, acrescente o creme de mandioca até levantar fervura.
  4. Para finalizar, acrescente a cebolinha, o sal, a pimenta branca e o queijo branco. Mexa bem e deixe no fogo por mais um minuto.

Dica: você pode acrescentar carne moída, frango desfiado, salsinha, tomate e pimentão a gosto na sua sopa de mandioca cremosa.

Momento em família

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, as refeições compartilhadas feitas no ambiente da casa são momentos preciosos para cultivar e fortalecer laços entre pessoas que se gostam.

Para os pequenos, são excelentes oportunidades para que adquiram bons hábitos e valorizem a importância das refeições regulares e feitas em ambientes apropriados. Para os pais, ao fazer um único preparo que agrade toda família, como a sopa de mandioca cremosa, sobra tempo para saborear um prato nutritivo e ainda a deliciosa companhia dos parentes à mesa!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Telma da Rocha Domiciano é nutricionista formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp/SP) e em Naturologia pela Estratego (PB), é também autora do livro Culinária social – 100 receitas nordestinas para hospitais, indústrias e escolas@nutri_telmadomiciano

Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014.

Assine nossa newsletter: