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5 suplementos que deixam os cabelos mais saudáveis e bonitos

Postado em 2 de março de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Nutrientes encontrados em alimentos podem favorecer o fortalecimento dos fios

Nos comerciais da televisão, é comum vermos modelos com cabelos sedosos e brilhantes, atribuindo tais características ao uso de cosméticos. No mundo fora da TV, contudo, vale o contraponto: produtos de beleza podem ser muito benéficos, mas não fazem um milagre capilar se outro aspecto da nossa rotina estiver descuidado: a boa alimentação. A nutrição é parte essencial da estética dos fios, sabia? E é por isso que existem até suplementos que podem contribuir com os cabelos.

O que acontece é que as vitaminas e minerais que consumimos, seja por meio da alimentação ou com esses suplementos, refletem diretamente na saúde dos fios, deixando-os mais resistentes e prevenindo doenças como caspa, seborreia e alopecia.

Quer saber quais suplementos podem deixar os cabelos mais saudáveis e bonitos? Confira a seguir uma lista baseada em estudos de revisão científica:

Os melhores suplementos para os cabelos

Mulher sorrindo com as mãos nos cabelos ondulados

Imagem: Freepik

Biotina

A biotina é um dos nutrientes mais importantes para preservar a força, a textura e a função do cabelo. Ela é necessária para várias reações enzimáticas no corpo, e um metabolismo deficiente de nutrientes pode contribuir para a desnutrição das células do folículo capilar. Pessoas que comem quantidades adequadas de proteínas não devem ter problemas com deficiência de biotina, embora os veganos possam estar em risco. Boas fontes alimentares de biotina são ovos, fígado e soja.

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Ácidos graxos

Desempenham um papel importante na estrutura celular e na função de barreira para proteger os fios capilares. A deficiência de ácidos graxos essenciais causa ressecamento do couro cabeludo e da pele. As fontes mais populares são nozes, óleo de peixe e óleo de linhaça.

Colágeno

Aliado da saúde da pele, o colágeno é responsável por ajudar a parte inferior do folículo capilar, que é cercada por vasos sanguíneos que fornecem nutrientes importantes para o crescimento. Pode ser encontrado em alimentos como clara de ovo e frango, mas, em alguns casos, a suplementação pode ser necessária.

Selênio

Encontrado em alimentos como salmão, abacate e, principalmente, a castanha-do-brasil, o selênio é um mineral cuja deficiência pode levar ao crescimento insuficiente dos fios capilares. Além disso, sua ação protege os cabelos contra danos oxidativos e lesões.

Vitaminas do complexo B

Algumas das vitaminas como a B5 podem dar flexibilidade, força e brilho ao cabelo e ajudam a prevenir a queda e o envelhecimento dos fios. Já a B6 pode prevenir a caspa. Fontes alimentares incluem a gema de ovo, o fígado de boi e cereais.

Mas o que é melhor: alimentos ou suplementos para os cabelos?

A nutricionista Andrea Esquivel responde e dá outras dicas de nutrição e beleza no vídeo a seguir:

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Nicole B. et al. What Can Complex Dietary Supplements Do for Hair Loss and How Can It Be Validly Measured—A Review. Applied Science, 2020.

Emily L. et al. Diet and hair loss: effects of nutrient deficiency and supplement use. Dermatol Pract. Concept., 2017.

Tabassum S. Nutrition and hair health. The Trichological Society, 2020.

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