Teste seus conhecimentos sobre chás terapêuticos

Postado em 25 de fevereiro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Os benefícios dessas bebidas podem te surpreender

Uma xícara de chá quentinha faz parte da rotina de muitos brasileiros. Há quem prefira tomá-la no meio da tarde, acompanhada de biscoitos. Outros preferem à noite, antes de dormir. Independentemente do horário, o hábito está muito além de uma preferência gastronômica ou uma opção para aliviar a digestão. O consumo de chás terapêuticos, como o próprio nome diz, é um verdadeiro aliado natural da saúde.

Aqui no Nutritotal Público Geral, você já leu que os chás podem contribuir no combate à acne, na proteção de raios solares e, em alguns casos, no fortalecimento da memória contra o Alzheimer.

Mas para saber quais são os benefícios terapêuticos dos chás feitos à base de plantas e ervas, montamos um quiz para você testar os seus conhecimentos. E aí, quantas você vai conseguir acertar?

4 perguntas sobre chás terapêuticos

Para cada questão, clique sobre a alternativa que considerar correta que a resposta aparecerá.

Mesa com ervas em colheres de pau e chás terapêuticos em canecas

Imagem: Freepik

1. Rico em flavonoides e ácidos fenólicos, o chá desta planta mediterrânea pode ser útil no combate a inflamações. Estamos falando do:




Se você respondeu C, acertou. Os óleos essenciais presentes no orégano podem estar relacionados, segundo cientistas, no combate a inflamações, distúrbios respiratórios e digestivos, dores de cabeça, reumatismo, diabetes, entre outros.

2. O consumo de chá de camomila pode:



Ponto para quem respondeu B. De acordo com uma pesquisa feita no México, o consumo de chá de camomila foi associado a uma redução na mortalidade por todas as causas. Porém, os cientistas não sabem como a dosagem e a frequência podem ser ajustadas para um melhor entendimento do papel da camomila nesse sentido.

3. Qual destas plantas, ao ser combinada com o chá branco, pode aumentar os benefícios anti-inflamatórios para a saúde?




A resposta certa é A. O chá branco, quando combinado com o chá de hortelã-pimenta, pode apresentar uma combinação maior de efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios de maneira geral.

4. O chá de alecrim é uma opção terapêutica cujos benefícios podem estar relacionados à prevenção de:




Quem respondeu B, acertou. O potencial terapêutico do óleo de alecrim pode ajudar na proteção dos neurônios e no combate às inflamações no cérebro, o que, por consequência, pode prevenir a presença de compostos que levam à doença de Alzheimer.

A verdade sobre o emagrecimento

Muitas pessoas recorrem aos chás terapêuticos com o intuito de perder peso. No vídeo abaixo, a nutricionista Sula de Camargo conta quais opções podem ser utilizadas para essa finalidade e como:

Fitoterapia é um assunto que não sai da pauta do Nutritotal Público Geral, afinal, são diversos os efeitos das plantas na saúde. Não fique de fora das novidades, inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Para aproveitar todos os benefícios dos chás terapêuticos

Essas bebidas devem fazer parte de uma dieta equilibrada. Mais uma observação sobre os chás terapêuticos é que seus efeitos são produzidos no organismo a partir da infusão preparada com as plantas e ervas naturais. Os chás de saquinho, vendidos no mercado por exemplo, não possuem essa finalidade.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Erick P. et al. Flavonoids and Phenolic Acids from Oregano: Occurrence, Biological Activity and Health Benefits. Plants (Basel), 2018.

Bret T. et al. Chamomile Consumption and Mortality: A Prospective Study of Mexican Origin Older Adults. The Gerontologist, 2016.

Xiaoyan X. et al. Combination of white tea and peppermint demonstrated synergistic antibacterial and anti-inflammatory activities. J Sci Food Agric., 2020.

Solomon H. The Therapeutic Potential of Rosemary (Rosmarinus officinalis) Diterpenes for Alzheimer’s Disease. Evid Based Complement Alternat Med, 2016.

Assine nossa newsletter: