fbpx

Tomar suplementos de vitaminas aumenta a imunidade?

Postado em 20 de julho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Veja o que se sabe sobre a relação entre a suplementação de vitaminas e o sistema imunológico

Uma alimentação saudável e equilibrada é fonte de vitaminas e minerais importantes para o corpo humano. Um aporte diário de vitaminas como A, C, D e E, além de minerais como o zinco, o ferro e o selênio pode ajudar o sistema imunológico a resistir a um maior número de doenças. Mas, além da alimentação, muita gente se pergunta se também é necessário consumir suplementos vitamínicos para contribuir com a imunidade.

Para saber se os suplementos ajudam, de fato, nessa questão, listamos alguns mitos e verdades a seguir:

3 mitos e verdades sobre suplementos e imunidade

Uma imunidade fortalecida é muito importante para nos proteger de doenças.

Mão segurando uma cápsula de suplemento entre os dedos.

Antes de fazer uso de suplementos, consulte um profissional de saúde | Imagem: Freepik

Suplementar vitaminas pode ajudar o corpo a combater o coronavírus

Parcialmente verdade. Suplementar vitaminas não é a cura para o coronavírus, porém, há pesquisas que apontam que o consumo de vitaminas e minerais estaria associado a uma melhor resposta imunológica, o que ajudaria no combate aos vírus em geral, inclusive o coronavírus. Um artigo do Orthomolecular Medicine News Service listou que, além da vitamina D, a vitamina C e minerais como o zinco, o selênio e o magnésio podem ser importantes para a imunidade natural e capacidade antioxidante do organismo.

Os ácidos graxos não devem ser suplementados para ajudar no sistema imunológico

Mito. Outro estudo também publicado no Nutrients mostrou que uma suplementação com base em micronutrientes e ácidos graxos como o ômega 3 pode ser considerada uma estratégia segura, eficaz e de baixo custo para ajudar nas funções imunológicas do corpo.

Suplementos vitamínicos e medicamentos à base de vitaminas possuem o mesmo efeito protetor

Mito. Um ensaio científico publicado no Caderno de Saúde Pública do Rio de Janeiro apontou que os consumidores podem ter dificuldades em diferenciar o que é um suplemento vitamínico de medicamento à base de vitaminas e minerais. Isso pode fazer com que o consumo em doses maiores do que as recomendadas por especialistas seja feito e, por consequência, causar problemas de saúde como intoxicações. Por isso, antes de fazer uso de qualquer tipo de suplemento, procure um profissional de saúde para fazer as indicações adequadas.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Saul A. Vitamin C Protects Against Coronavirus. Orthomolecular Medicine News Service, 2020.

Calder P. et al. Optimal Nutritional Status for a Well-Functioning Immune System Is an Important Factor to Protect against Viral Infections. Nutrients, 2020.

Matsumotto L. et al. Suplementos vitamínicos e/ou minerais: regulamentação, consumo e implicações à saúde. Caderno de Saúde Pública do Rio de Janeiro, 2015.

Leia também



Assine nossa newsletter: