fbpx


E se existisse um biomarcador na microbiota que indica a melhor dieta para emagrecer?

Postado em 14 de outubro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça o indicador presente no intestino que é aliado da luta pela perda de peso

Em meio a dietas e séries de exercícios físicos, muita gente busca pela perda de peso de diferentes formas. Porém, imagine se existisse um indicador dentro do nosso organismo que apontasse a melhor alimentação para quem quer emagrecer?

De acordo com a ciência, estudos mostram que algo parecido existe e está situado no intestino, mais especificamente na microbiota, que é o conjunto de micro-organismos, incluindo bactérias, que colonizam esse órgão.

A microbiota intestinal é conhecida pelos seus benefícios relacionados ao fortalecimento do sistema imunológico e pela melhora de sintomas que afetam a saúde mental. Agora, o próximo passo dos estudiosos foi relacioná-la com um emagrecimento saudável.

Mulher observando um experimento pelo microscópio

Imagem: Shutterstock

Fibras aliadas

Uma análise publicada pelo periódico The American Journal of Clinical Nutrition encontrou evidências de que dois biomarcadores localizados no intestino podem ser úteis na previsão de respostas sobre dietas e uso de medicamentos.

Esses indicadores foram denominados pelos cientistas como enterótipos e são caracterizados pelas suas funções digestivas, que podem influenciar no balanço energético do hospedeiro.

Graças a esse equilíbrio, os pesquisadores identificaram que os enterótipos podem afetar potencialmente a capacidade de um indivíduo perder peso ao seguir uma dieta que seja rica em prebióticos, ou seja, as fibras.

Portanto, uma alimentação rica em frutas, verduras e cereais integrais, que são fontes de fibras, pode ser indicada para quem busca uma perda de peso saudável.

Leia também: Nutriente presente na maçã funciona como probiótico natural

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Lars C. et al. Microbial enterotypes in personalized nutrition and obesity management. The American Journal of Clinical Nutrition, 2018.

-

Assine nossa newsletter: