A dedicação desse profissional pode trazer efeitos que superam o “comer saudável”
Quando uma pessoa recebe um diagnóstico de câncer, a preocupação com a realização de exames e as idas ao médico se intensifica. E, como a nutrição é associada principalmente ao cuidado preventivo de doenças, ela geralmente não recebe a mesma atenção.
Mas, estudos têm revelado que o cuidado nutricional merece ser acompanhado durante e depois do tratamento oncológico. Veja o que pesquisadores falam sobre o assunto:
Em uma pesquisa realizada na China, 60 pacientes que se curaram de câncer colorretal (região do intestino), foram convidados a receber um acompanhamento por telefone durante 6 meses. Esse grupo foi divido em 2 para que um recebesse orientações rotineiras e o outro orientações nutricionais personalizadas para esse tipo de câncer.
Ao comparar os resultados de saúde e estado nutricional dos 56 participantes que concluíram a pesquisa, a intervenção com os nutricionistas se mostrou mais eficaz, melhorando aspectos físico, funcional, emocional, cognitivo e social dos pacientes. De acordo com esses resultados, os pesquisadores apontam que o acompanhamento com um nutricionista pode promover melhoras além do estado nutricional, contribuindo com outros aspectos importantes para a saúde e qualidade de vida.
Então, respondendo à pergunta do título: sim, o paciente com câncer deve passar com um nutricionista. Segundo a nutricionista Jéssica Reis, durante o tratamento do câncer, é comum que ocorram mudanças na alimentação, devido às perdas de apetite, enjoos ou desmotivação psicológica.
Ela também ressalta sobre o cuidado que os pacientes e familiares devem ter quando buscam informações sobre a doença e os tipos de tratamento:
“As informações sobre o câncer vêm de muitas fontes diferentes – organizações especializadas em saúde, agências governamentais, universidades, comerciantes, grupos de interesse, público em geral e golpistas. Para isso, escolha suas fontes com cuidado. Mesmo em sites confiáveis e altamente conceituados, é importante observar que as informações de saúde são apenas informações gerais que podem não se aplicar a você. Lembre-se sempre de que as informações encontradas online não devem substituir o aconselhamento de um profissional da saúde habilitado.”
Sabemos que o tratamento contra um câncer é desafiador tanto para pacientes como familiares, portanto, se você ou um familiar está passando por isso, não hesite em buscar ajuda multiprofissional. Além do médico, nutricionista, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais podem contribuir para que o tratamento seja mais leve e eficaz.
Saiba mais sobre câncer e alimentação:
- O que a ciência já sabe sobre alimentos e componentes que podem auxiliar o tratamento do câncer?
- 5 dicas para ter a alimentação como aliada durante a quimioterapia
- 5 dúvidas sobre a alimentação para pacientes com câncer
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais receitas saudáveis!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência
Xuan Wang, Huiling Zeng, Li Li, Zhen Fang, Lihua Xu, Weijun Shi, Jianxin Li, Junqiu Qian, Xiaoqing Tan, Jiezhen Li, Ying Qian, Li Xie, Personalized nutrition intervention improves nutritional status and quality of life of colorectal cancer survivors in the community: A randomized controlled trial, Nutrition, Volumes 103–104, 2022, 111835, ISSN 0899-9007, https://doi.org/10.1016/j.nut.2022.111835.
Leia também
Nutricionista, mestre em ciências com ênfase em metabolismo de células tumorais (FMUSP) e especialista em Oncologia (HIAE) com experiência em atendimento clínico a pacientes oncológicos. Além disso atua como pesquisadora, palestrante e consultora científica e de comunicação em oncologia, metabolismo e outras frentes da nutrição.