Sabe-se que níveis adequados de vitamina C estão diretamente relacionados à manutenção da saúde mental. No entanto, enquanto os efeitos desta vitamina na velhice foram amplamente estudados, há pouca informação referente ao bem-estar psicológico da população adulta saudável. Desse modo, é isso que se propõe esta nova pesquisa coreana: investigar a relação entre a vitamina C e a vitalidade mental.
Vitamina C e vitalidade mental
Define-se como “vitalidade” o sentimento de energia e vivacidade. Assim, “sentir-se vital” é o componente chave para o funcionamento psicológico saudável, a capacidade de autorregulação, o desempenho no trabalho e a realização de metas.
Sendo a vitamina C uma substância importante para a manutenção da saúde mental, o declínio da vitalidade é conhecido como o primeiro sinal de escorbuto (sintoma clínico de deficiência grave de vitamina C). Nessa condição, estão presentes sintomas de fadiga, diminuição da motivação e comprometimento cognitivo.
Embora a deficiência de vitamina C possa ser evitada com a dieta, relatórios afirmam que um status inadequado desta vitamina é bastante prevalente entre adultos jovens.
Como se deu o estudo em questão
Considerando que o engajamento profissional e social é maior na população jovem, a pesquisa relatada teve por objetivo investigar se a melhora do nível de vitamina C contribuiria para promover sua vitalidade e desempenho no trabalho.
Para isso, a metodologia se dividiu em duas partes. Primeiro, realizou-se uma investigação transversal em 214 adultos, de 20 a 39 anos, analisando as associações entre concentrações séricas de vitamina C com vitalidade (fadiga, atenção) e estado de humor (estresse, depressão, efeitos positivos e negativos).
Em seguida, um ensaio clínico randomizado e duplo-cego foi realizado em indivíduos com concentrações séricas de vitamina C inadequadas (<50 mol/L). Durante 4 semanas, os indivíduos foram alocados em um grupo intervenção (24 membros, recebendo 1000 mg de vitamina C por dia) e em um grupo placebo (22 membros). Então, avaliou-se a vitalidade (fadiga, atenção, engajamento no trabalho, autocontrole), e estados de humor (estresse, depressão, ansiedade, entre outros).
A vitamina C aumentou a vitalidade mental
A suplementação de vitamina C provou aumentar a vitalidade mental de jovens adultos em diferentes parâmetros. Foram eles:
- Aumento da atenção
Em indivíduos com maiores concentrações séricas da vitamina, o escore de atenção foi maior, mostrando um efeito até mesmo mais forte que fatores como sexo, idade, IMC, tabagismo, etilismo e atividade física.
Além disso, a suplementação no grupo intervenção também aumentou o foco, a atenção e a concentração no trabalho, quando comparado ao grupo placebo.
- Aumento da absorção no trabalho
O grupo suplementado com vitamina C também apresentou maiores pontuações em relação à absorção do trabalho, o que sugere um aumento na motivação para realizar as atividades. Enquanto isso, pouca mudança foi encontrada no grupo placebo.
- Diminuição da fadiga
Embora o estudo não tenha encontrado uma associação significativa entre o nível de fadiga e o status de vitamina C, a suplementação mostrou efeitos próximos à significativos em relação à diminuição da fadiga. Esse efeito também foi relatado em ensaios clínicos anteriores.
- Aumento do desempenho cognitivo
Na aplicação de um teste Stroop de cores e palavras, o tempo gasto para encontrar as respostas corretas foi significativamente menor no grupo intervenção do que no grupo placebo, demonstrando aumento no desempenho cognitivo exigindo atenção sustentada.
Em outras palavras, isso indica que a vitamina C pode ter contribuído para que os participantes permanecessem focados mesmo quando uma alta carga cognitiva foi imposta.
Por que a vitamina C aumenta a vitalidade?
Uma possível explicação para o aumento da vitalidade mental são os efeitos moduladores da vitamina C sobre neurotransmissores e hormônios no cérebro.
Em particular, a vitamina C interage com o sistema dopaminérgico, cuja sinalização está profundamente relacionada a fatores como motivação, busca de objetivos, autocontrole, atenção e flexibilidade cognitiva. No entanto, existem poucos relatos sobre a eficácia da suplementação de vitamina C em neurotransmissores de humanos.
Limitações e pesquisas futuras
O estudo analisado provou que a suplementação de vitamina C promove a vitalidade mental em adultos. No entanto, as limitações incluem um curto período de intervenção. Portanto, ensaios adicionais com durações mais longas podem ajudar a determinar outros resultados potenciais em relação às funções psicológicas.
Além disso, é necessário que pesquisas futuras acompanhem as mudanças em neurotransmissores, neurohormônios e neurotrofinas, para entender mais profundamente os mecanismos pelos quais a vitamina C afeta as funções cerebrais.
Referência: SIM, Minju et al. Vitamin C supplementation promotes mental vitality in healthy young adults: results from a cross-sectional analysis and a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. European journal of nutrition, v. 61, n. 1, p. 447-459, 2022.
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.