fbpx


Suplementação de vitamina D pode reduzir a inflamação induzida por ultramaratona

Postado em 26 de abril de 2021 | Autor: Marcella Gava | Tempo de leitura: 1 min

Os participantes receberam uma alta dose de vitamina D antes da prova

Estudo analisou os efeitos de uma dose única de suplementação com vitamina D sobre os níveis de marcadores inflamatórios em corredores de ultramaratona após uma corrida de ultramaratona (240 km). Foi então realizado um estudo randomizado controlado duplo-cego em que um grupo recebeu suplementação de vitamina D (150.000UI de vitamina D em 10 ml de óleo vegetal 24 horas antes da ultramaratona) e outro grupo recebeu placebo (volume equivalente ao da suplementação). Todos os corredores foram examinados por médico, responderam um questionário e tiveram coletadas amostras de sangue 24 horas antes da corrida (pré-suplementação), imediatamente após a corrida e 24 horas após.

Participaram do estudo 35 corredores semiprofissionais de ultramaratona, sendo 16 do grupo suplementado (GS) e 19 do grupo placebo (GP). As medidas e hábitos alimentares foram semelhantes entre os grupos, exceto a altura. Os níveis séricos de vitamina D (25OH) aumentaram em ambos os grupos imediatamente após a ultramaratona e 24 horas após a ultramaratona, sendo que imediatamente após os valores do GS foram maiores que os do GP. Todos os marcadores bioquímicos analisados estavam aumentados em ambos os grupos imediatamente após a ultramaratona, sendo que a IL-6 e IL-10 estavam mais aumentadas no GP em relação ao GS. Todos estes marcadores voltaram aos valores prévios a ultramaratona 24 horas após, exceto a IL-15 que estava reduzida no GS. Houve uma correlação negativa entre vitamina D e IL-6 imediatamente após a corrida e da IL-15 24 horas após a corrida no GS. No GP, as alterações dos níveis de vitamina D imediatamente após e 24 horas após a corrida se correlacionou significativamente com os níveis de leptina.

Dessa maneira, os autores concluíram que a administração de uma alta dose única de vitamina D atenuou significativamente o aumento dos níveis de citocinas pró inflamatórias após a ultramaratona.

Mieszkowski, J et al. Single High-Dose Vitamin D Supplementation as an Approach for Reducing Ultramarathon-Induced Inflammation: A Double-Blind Randomized Controlled Trial. Nutrients 2021, 13, 1280.

 

Assine nossa newsletter: