fbpx


Dieta vegetariana durante a gravidez é saudável?

Postado em 26 de agosto de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Novo estudo apresenta os prós e contras da alimentação para mãe e bebê

Vitamina B12, ferro e zinco são nutrientes fundamentais na gestação e presentes sobretudo nas carnes. Mas e as mulheres que não consomem esses alimentos, será que ficam com a saúde comprometida? Para entender se a dieta vegetariana é segura durante a gravidez, um estudo publicado pelo International Journal of Epidemiology analisou as consequências desse estilo alimentar ao longo dos nove meses de gestação. Confira as descobertas a seguir.

Dieta vegetariana na gravidez: prós e contras

Mulher grávida na cozinha segurando pote com saladas

Imagem: Shutterstock

Mais de 1.900 mulheres participaram do estudo, no qual precisaram responder um questionário de frequência alimentar. Também foram avaliados os bebês recém-nascidos dessas participantes.

Como resultado, as gestantes que seguiram uma dieta vegetariana não apresentaram um risco aumentado de anemia gestacional, considerada uma das principais causas de morbidade materna. Apesar da associação da doença à falta do consumo de carnes, o estudo mostrou que não houve relação.

Por outro lado, houve um maior ganho de peso inadequado durante o segundo trimestre gestacional por parte das participantes do estudo. Em relação aos recém-nascidos, foi notada uma chance maior de eles serem pequenos para a idade gestacional, mas isso não foi considerado um fator que atrapalhasse o seu desenvolvimento e saúde.

Por isso, é possível afirmar que a dieta vegetariana é segura para as gestantes, contanto que seja supervisionada por um nutricionista e que tenha o acompanhamento de um obstetra. Para ler mais sobre alimentação vegetariana, clique aqui.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Yisahak S. et al. Vegetarian diets during pregnancy, and maternal and neonatal outcomes. Int J Epidemiol. 2021.

-

Assine nossa newsletter: