Confira o que pode te ajudar a passar a sensação de náusea
Basta uma simples viagem de carro ou um passeio de barco para que muita gente apresente sintomas relacionados à náusea. A sensação de que vai vomitar, junto à falta de apetite e à tontura fazem esses momentos parecerem intermináveis. Mas você sabia que existem também alimentos para quem está com enjoo?
Ao invés de apenas evitar ver qualquer comida na sua frente, alguns estudos sugerem que a ingestão de determinados alimentos pode ser a chave para que o seu organismo volte a se sentir bem. E não somente para quem não aguenta mais viagens longas, eles podem ser úteis para enjoos matinais e para o alívio durante a gestação.
Portanto, se você não aguenta mais lidar com a náusea, não pode deixar de conferir nossa lista de alimentos aliados no combate ao problema, baseada em estudos científicos:
Alimentos para quem está com enjoo
Gengibre
Usado tradicionalmente no preparo de chás e no quentão das festas juninas, o gengibre possui uma substância chamada gingerol, que pode apresentar efeitos antináuseas no organismo. Um estudo avaliou que pequenas doses suplementares desse alimento podem ser benéficas para diminuir a sensação de enjoo e de outros distúrbios gastrointestinais.
Água de coco
Ideal para hidratar o corpo, a água de coco também pode ser uma aliada no combate à náusea. Um estudo feito na Índia descobriu que o consumo desse líquido é capaz de proporcionar um efeito significativo na diminuição dos sintomas de enjoo pela manhã, especialmente entre mulheres que estão no primeiro trimestre da gravidez.
Frutas
Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência. Isso porque elas possuem uma consistência agradável, mesmo para quem está nauseado, além de um sabor adocicado e crocante, que são características ideais para o paladar de pessoas com enjoo. Outra fruta que também é considerada uma opção eficaz contra a náusea é a melancia, pois também auxilia na hidratação e a repor nutrientes perdidos com eventuais vômitos.
Probióticos
Presentes em alimentos fermentados como o kefir e a kombuchá, e também em iogurtes, esses microrganismos vivos são capazes de facilitar a mobilidade e o metabolismo intestinal. E de acordo com estudos, eles podem diminuir a gravidade de vômitos e náuseas de forma significativa.
Quer conhecer mais alimentos que ajudam a evitar sintomas gastrointestinais? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Mehrnaz N. et al. Ginger in gastrointestinal disorders: A systematic review of clinical trials. Food Sci Nutr. 2019.
Windhu P. et al. The effect of young coconut water against morning sickness among women in the first trimester of pregnancy. Indian Journal of Public Health Research and Development, 2018.
Peng C. et al. Taste, smell and food-related nausea and vomiting responses in hyperemesis gravidarum: A case-controlled study. Scientific Reports, 2020.
Albert T. et al. Probiotics Improve Gastrointestinal Function and Life Quality in Pregnancy. Nutrients, 2021.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.