fbpx


4 alimentos que aliviam a cólica menstrual

Postado em 4 de junho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Conte com a alimentação a seu favor contra o incômodo

As cólicas menstruais são processos naturais do corpo humano que toda mulher pode sentir ao longo do período de menstruação. Para aquelas que sofrem mais com o incômodo, analgésicos costumam ser a primeira opção na tentativa de driblar o sintoma. Mas sabia que existem alimentos que aliviam a cólica menstrual? É verdade. Ricos em nutrientes específicos, eles podem ser grandes aliados da saúde feminina.

Aqui no Nutritotal Para Todos, já listamos alguns mitos e verdades sobre a TPM em relação à alimentação, e, hoje, você confere as melhores opções contra as temidas cólicas. As informações elencadas são todas com base em estudos científicos, listados no final do post. Confira!

Alimentos que aliviam a cólica menstrual

Mulher com a mão na barriga e expressão de incômodo

Imagem: Freepik

Vegetais

A ingestão de uma refeição rica em fontes vegetais pelo menos 48 horas antes da menstruação pode ser uma abordagem nutricional eficaz para prevenir e controlar cólicas menstruais graves. Em compensação, os carboidratos podem causar efeitos contrários, por isso é melhor moderá-los na alimentação preventiva às cólicas. Exemplos de vegetais que podem compor essas refeições incluem o quiabo, o repolho e as folhas de abóbora.

Ervas aromáticas

Usadas para temperar pratos, as ervas aromáticas podem ser plantadas até mesmo em uma horta caseira. Elas podem ser consideradas como uma fonte potente de ativos que fortalecem o corpo para superar as cólicas e as dores que ocorrem durante a menstruação, proporcionando um efeito relaxante e calmante.

Gengibre

O rizoma utilizado em receitas da culinária oriental ou no tradicional quentão da festa junina pode ser fonte de nutrientes importantes no combate às dores menstruais. Ele pode apresentar um efeito de redução da dor seguro e promissor para aliviar as cólicas.

Cúrcuma

Outro condimento natural que pode ajudar na prevenção de cólicas menstruais é a cúrcuma. Também chamada de açafrão-da-terra, ela é rica em um composto chamado curcumina, que pode causar efeitos analgésicos e anti-inflamatórios capazes de reduzir a gravidade da dismenorreia primária (dores menstruais).

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Uche C. et al. Nutritional modulation of blood pressure and vascular changes during severe menstrual cramps. Journal of Taibah University Medical Sciences, 2021.

Pal R. et al. A Novel Approach on Review of Herbal Menstrual Cramps Relievers. Current Women’s Health Reviews, 2019.

Mariangela R. et al. Clinical trials on pain lowering effect of ginger: A narrative review. Phytotherapy Research, 2020.

Pichardo E. ESCAPE pain trial – The effects of Curcumin in pain relief in women diagnosed with primary dysmenorrhea: A triple-blinded, placebocontrolled, phase II, randomized clinical trial protocol. PPCR, 2020.

-

Assine nossa newsletter: