Veja o que comer (e o que evitar!) para preservar as cordas vocais
Antes de um concerto musical, uma aula ou uma palestra, você já deve ter visto o cantor, o professor ou o palestrante comer um pedaço de maçã ou pingar um pouco de extrato de própolis para limpar a voz antes de começar a falar. Mas será que existem mesmo alimentos que fazem bem para a voz?
Por mais que dificilmente as nossas cordas vocais façam contato com os alimentos que consumimos no dia a dia, existem propriedades em alguns deles que podem proteger a garganta contra possíveis danos causados pelo desgaste.
Veja a seguir nossa lista com os alimentos que fazem bem para a voz, baseada em estudos científicos:
Alimentos que fazem bem para a voz
Água
A lista não poderia começar sem citar a bebida mais consumida do mundo. Ela, além de hidratar a garganta para deixar a voz bem preservada, pode ser misturada com um pouco de sal para formar um soro fisiológico que ajuda na hidratação da superfície instantaneamente.
Frutas
De fato, comer a maçã antes de uma apresentação tem o seu fundo de verdade. Por mais que o efeito não seja imediato, o consumo de frutas ricas em água como melancia e melão ajudam a manter a garganta hidratada. Além disso, alguns estudos sugerem que o extrato de frutas mais ácidas, como o maracujá, também tenha efeito positivo na proteção vocal.
Gengibre
O alimento é usado na medicina ayurvédica para ajudar a limpar a língua e a garganta. Ele ainda é rico em gingerol, substância que possui efeitos anti-inflamatórios e que pode combater infecções na laringe.
Mel
O alimento produzido pelas abelhas é uma rica fonte de antioxidantes, e já foi comprovado cientificamente que ele pode ajudar na melhora do tratamento de sintomas de infecção respiratória. Outros produtos, como o extrato de própolis, também são capazes de exercer uma função similar.
E o que evitar?
Por mais que alguns alimentos sejam aliados das cordas vocais, existem outros que podem ser prejudiciais. Bebidas com cafeína, como o café e refrigerantes, drinks alcoólicos, fast food e pimenta figuram na lista de contraindicações para quem quer a voz limpinha.
Em relação à consistência dos alimentos, é preciso ter cuidado com alimentos lácteos, pois podem formar uma espécie de muco na garganta e que atrapalha na hora de falar ou cantar.
Para conferir mais dicas sobre nutrientes e alimentos, visite nosso Instagram.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Emile R. et al. Self-perception of surface hydration effect on teachers’ voice quality: an intervention study. CEFAC, 2018.
Xirui H. et al. Passiflora edulis: An Insight Into Current Researches on Phytochemistry and Pharmacology. Front Pharmacology, 2020.
Hibatullah A. et al. Effectiveness of honey for symptomatic relief in upper respiratory tract infections: a systematic review and meta-analysis. Oxford University Medical School, 2020.
Kankanam G. et al. A Review on Medicinal Uses of Zingiber officinale. International Journal of Health Sciences and Research, 2020.
Vasilis L. et al. The Effects of Caffeine on Voice: A Systematic Review. Journal of Voice, 2021.
Müge Ö. et al. The Role of Nutritional and Dietary Habits in Etiology in Pediatric Vocal Fold Nodule. Sakarya University, 2020.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.