fbpx


5 alimentos para lidar com a artrite

Postado em 27 de outubro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Uma alimentação equilibrada pode ser importante na prevenção dos sintomas

Dores, inchaços, vermelhidão e rigidez. Esses são apenas alguns dos sintomas causados pela artrite, comorbidade responsável por inflamar o espaço entre os ossos e causar todo esse desconforto, principalmente em pessoas idosas. Caso você lide com o problema, saiba que entre os aliados na prevenção dos sintomas e da progressão da artrite reumatoide (AR) estão certos alimentos em uma dieta equilibrada.

O poder da alimentação no combate à inflamação vem sendo comprovado pela ciência. De acordo com um estudo do American Journal of Clinical Nutrition, por exemplo, seguir uma alimentação rica em receitas anti-inflamatórias e com acompanhamento nutricional pode trazer efeitos positivos para pacientes com artrite. A seguir, você confere cinco alimentos com essa finalidade que podem ser inclusos no seu dia a dia:

Alimentos para pacientes com artrite

Para saber se você possui artrite, consulte um profissional de saúde, que poderá fazer o diagnóstico por meio de exames laboratoriais.

Mesa com morangos e romã e suco

Frutas vermelhas e suco de romã contribuem com o alívio dos sintomas | Imagem: Freepik

Frutas vermelhas

Segundo um estudo de revisão publicado pelo Food Functional, as frutas possuem um papel importante na prevenção da artrite reumatoide, em especial, as famosas frutas vermelhas como morango, framboesa e mirtilo. O extrato do morango, por exemplo, foi associado a uma diminuição significativa nos marcadores de dor no joelho e de inflamação pelo corpo. Mas mais estudos são necessários para entender a relação entre essas berries e a artrite reumatoide.

Romã

O artigo de revisão do Food Functional também aponta que a romã possa ter um papel importante na dieta de quem tem AR. O consumo de suco de romã pode ajudar na melhora da rigidez e na função física, levando pacientes a sentirem menos dor e inchaço nas articulações e melhorando a qualidade de vida.

Azeite de oliva

A dieta mediterrânea está associada à melhora nas inflamações causadas pela artrite, segundo um estudo de revisão do Frontiers in Nutrition. Essa alimentação é rica em ácido oleico, ácidos graxos ômega 3, carboidratos não refinados e fitoquímicos, presentes em alimentos como cereais, frutas, vegetais, peixes, legumes e, não menos importante, o azeite de oliva. Inclusive, esse óleo foi um dos itens que chamou a atenção dos pesquisadores, devido às suas propriedades antioxidantes e alto teor de ácido oleico.

Gengibre

Dentre as especiarias, o gengibre e a cúrcuma são duas que podem ter efeitos benéficos contra a artrite. Um estudo feito em camundongos e publicado pelo International Journal of Rheumatic Diseases mostrou que a mistura desses dois ingredientes pode ser eficaz contra a artrite e suas complicações, mas são necessários ainda estudos em seres humanos para entender o real benefício.

Iogurtes probióticos

Outro alimento apontado pelo artigo de revisão do Frontiers in Nutrition são os iogurtes. Em uma pesquisa feita em ratos, quando esse alimento é fermentado com micro-organismos como Lactobacillus rhamnosus GG (LGG) e bulgaricus, ele se torna um probiótico capaz de diminuir as inflamações causadas pela artrite. Porém, novamente, ainda são necessários estudos feitos em humanos para comprovar a sua eficácia.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Anna K. et al. Anti-inflammatory Diet In Rheumatoid Arthritis (ADIRA)—a randomized, controlled crossover trial indicating effects on disease activity. American Journal of Clinical Nutrition, 2020.

Arpita B. et al. Dietary fruits and arthritis. Food Functional, 2019.

Shweta K. et al. Managing Rheumatoid Arthritis with Dietary Interventions. Frontiers in Nutrition, 2017.

Gamal R. et al. Protective effects of ginger-turmeric rhizomes mixture on joint inflammation, atherogenesis, kidney dysfunction and other complications in a rat model of human rheumatoid arthritis. Int J Rheum Dis, 2013.

-

Assine nossa newsletter: