fbpx

5 dicas para proteger a saúde dos diabéticos em tempos de coronavírus

Postado em 25 de setembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Veja os cuidados para evitar que o diabetes se torne um risco maior durante o isolamento social

O diabetes mellitus é uma das comorbidades na lista de fatores de risco para pacientes infectados por covid-19. Por isso, pacientes diabéticos precisam se atentar com alguns cuidados para proteger a saúde neste momento em que ainda vivenciamos a ameaça do novo coronavírus.

De acordo com o e-book Autocuidado e Diabetes em Tempos de Covid-19, elaborado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, existem várias medidas importantes para que todo diabético se atente durante a pandemia, inclusive relacionadas à alimentação. Veja algumas delas a seguir:

Diabéticos x coronavírus: 5 medidas para cuidar da saúde

Até o que vai no prato merece atenção redobrada neste momento.

Pessoa medindo glicemia no dedo com aparelho

O monitoramento da glicemia é uma das práticas importantes para os diabéticos | Imagem: Freepik

Mantenha uma proporção equilibrada nas refeições

Monte um prato com uma variação de alimentos da seguinte forma: 50% de vegetais crus e cozidos, 25% de proteínas (sejam elas de origem animal ou vegetal) e 25% de carboidratos integrais.

Coma menos ultraprocessados

Priorize alimentos in natura ou minimamente processados e que sejam ricos em vitaminas como A, do complexo B e C, além de minerais como o zinco e o selênio, e de probióticos.

Higienize seus alimentos

Segundo a SBD, não existem evidências de contaminação do novo coronavírus por meio de alimentos consumidos. Mas ele pode ser encontrado em embalagens, rótulos, caixas e bandejas. Por isso, higienize as compras ao chegar em casa com uma solução clorada ou álcool 70%.

Alie a boa alimentação às atividades físicas

Não é porque estamos passando mais tempo em casa que os exercícios precisam parar. Pratique atividades aeróbicas como pular corda, subir escadas, dançar ou até mesmo faça um treino na sala de casa (na TV Nutritotal você pode conferir aulas de alongamentos, exercícios leves, moderados e intensos; respeite os limites do seu corpo e se exercite na intensidade à qual já estava acostumado). Se precisar caminhar nas ruas, use máscara e respeite o distanciamento social.

Vigie suas taxas

Realizar a monitoração da glicemia é um cuidado constante para diabéticos, especialmente para evitar infecções virais e bacterianas. Faça testes para saber seu índice glicêmico com frequência e consulte seu médico sempre que achar necessário.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Autocuidado e Diabetes em Tempos de Covid-19. Sociedade Brasileira de Diabetes, 2020.

Leia também



Assine nossa newsletter: