Conheça os benefícios e dicas de consumo dessas delícias sazonais!
O verão é uma estação que requer escolhas alimentares diferentes. Nosso corpo solicita por refeições mais refrescantes e maior ingestão de água, e dá para reunir todas essas características em uma salada de frutas com a cara do verão.
Pensando na safra dos meses contemplados pelo verão (dezembro, janeiro, fevereiro e março) e na busca comum por frutas mais suculentas, selecionamos 5 frutas para comer durante a estação e obter muitos nutrientes. Conheça mais sobre elas a seguir:
Frutas do verão
Acerola
A acerola é muito conhecida pela sua riqueza em vitamina C, mas você sabia que podemos ganhar muito mais do que isso com o consumo dela? Essa fruta do verão contém vitamina A e potássio, além de ter poucos carboidratos e baixa caloria.
A colheita de acerola vai de setembro a dezembro, então, antes do início da estação você já pode se deliciar! Use a acerola para o preparo de sucos e geleias, ou coma ao natural se o azedinho não for um problema para o seu paladar.
Melancia
A fruta preferida de uma das personagens de Maurício de Souza, está entre as favoritas das crianças também. Quem nunca viu uma criança se divertindo ao se lambuzar com melancia?
A melancia tem um pouco de vitamina A, mas o seu forte é o potássio. Ela é excelente para os dias de calor, pois é uma fruta riquíssima em água e você pode encontrá-la no precinho em fevereiro e dezembro.
Uma preparação de sucesso com essa fruta do verão é o suco de melancia com limão, a combinação das duas frutas traz um equilíbrio muito saboroso e refrescante.
Limão taiti
Falando em limão, essa fruta que poucos se arriscam em comer pura, é uma boa fonte de vitamina C e cálcio. De dezembro a abril você deve aproveitar o limão, pois a safra ajuda bastante na qualidade e no preço da fruta.
Apesar de não ser muito comum chupar limão, a fruta é muito versátil e pode virar limonada, tempero de salada, sabor de bolo e até tempero em pó como o limão com ervas e lemon pepper, bem conhecidos e deliciosos para peixes e outras preparações.
Pêssego
Outra fruta suculenta é o pêssego, com 80% de água! O nutriente que mais se destaca no pêssego é o potássio, mas também é possível obter um pouco de vitamina A, vitamina C e fósforo.
A fruta é mais cara (até mesmo na safra), mas se for escolher uma época para comprar, aproveite os meses de dezembro para o pêssego nacional e janeiro, fevereiro e março para o pêssego importado.
E sempre prefira o pêssego in natura, deixe o pêssego em calda para de vez em quando porque a calda da latinha tem muito açúcar.
Ameixa
Assim como o pêssego, dá para comprar ameixa em calda o ano inteiro, mas priorize a fruta fresca. A ameixa é excelente para a saúde intestinal, especialmente na presença de constipação, por causa das suas fibras.
Ela também contém potássio, vitamina A e vitamina C e é uma boa fonte complementar de hidratação para o corpo, pois é rica em água. A forma mais comum de consumi-la é in natura ou seca, mas também é possível preparar sucos e geleias.
O melhor mês para comprar a ameixa nacional é dezembro, mas a estrangeira você também encontra com boa qualidade de fevereiro a abril.
Gostou de saber mais sobre essas frutas? Conheça mais curiosidades sobre outros alimentos:
- 4 benefícios da castanha-do-brasil para a sua saúde
- Fuji ou argentina: qual maçã é mais nutritiva?
- Mitos e verdades sobre o ovo
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais curiosidades saudáveis!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências
Sazonalidade dos alimentos comercializados em São Paulo. CEAGESP
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.