Alimentação x hemorroidas: o que ajuda e o que atrapalha

Postado em 30 de agosto de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Pode apostar: cuidar do cardápio diminui o incômodo!

Quem sofre com hemorroidas sabe que a alimentação faz toda a diferença para controlar o incômodo, caracterizado pela dilatação dos vasos sanguíneos do ânus e comum na idade adulta. Além de tratamento médico especializado, cuidar do cardápio é fundamental para acabar com as coceiras, sangramentos e outros desconfortos que o problema pode acarretar.

Mas quais alimentos vale priorizar e quais é melhor evitar? Para saber o que é mito e o que é verdade quando o assunto é alimentação e hemorroidas, vasculhamos os últimos estudos científicos e separamos os tópicos a seguir. Cuidar bem da saúde não é um tabu, confira!

Mitos e verdades sobre alimentação e hemorroidas

Moço sentado em cadeira demonstrando desconforto

Imagem: Shutterstock

Quem tem hemorroidas deve diminuir a quantidade de fibras ingeridas diariamente

Mito. A falta de fibras pode, inclusive, ser uma das causas para o surgimento das hemorroidas. A recomendação para quem está enfrentando esse problema de saúde é consumir mais alimentos que sejam ricos no nutriente, como frutas, legumes e verduras. Eles podem facilitar o trânsito intestinal na hora da evacuação. Além disso, manter-se hidratado também é importante. Veja a quantidade necessária de água que o seu corpo precisa aqui.

Nutrientes presentes na berinjela podem ajudar no alívio das dores da hemorroida

Verdade. O extrato de berinjela tem sido analisado por cientistas como uma potencial fonte de benefícios para evitar a atividade das hemorroidas e das inflamações causadas pela doença. Além disso, o cálice da berinjela pode ajudar, por também conter esses nutrientes. Apesar de ainda serem necessários mais estudos para entender o papel desse alimento por completo, sabe-se também que ele é fonte de fibras, que ajudam o intestino dos pacientes.

Pacientes devem evitar comidas apimentadas

Verdade. Alimentos que possam causar desconfortos gastrointestinais como o café, a pimenta e bebidas alcoólicas, além de alimentos que facilitam a formação de gases, como fermentados e leite, devem ser consumidos com moderação na dieta de quem está tratando as hemorroidas.

Bolsa-de-pastor pode ser uma planta aliada no combate às hemorroidas

Parcialmente verdade. Originária da Ásia e da Europa, a bolsa-de-pastor (Capsella bursa-pastoris) é usada no preparo de saladas e molhos. Sua composição se mostrou rica em ácidos orgânicos capazes de aliviar o surgimento de hemorroidas em camundongos. Porém, são necessários estudos feitos em seres humanos para saber se a planta possui a mesma capacidade.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Rahul G. et al. Prevalence and risk factors of hemorrhoids: a study in a semi-urban centre. ISJ, 2018.

Ceylan D. et al. From nutrition to medicine: Assessing hemorrhoid healing activity of Solanum melongena L. via in vivo experimental models and its major chemicals. Journal of Ethnopharmacology, 2020.

Betul A. et al. Antihemorrhoidal activity of organic acids of Capsella bursa-pastoris on croton oil-induced hemorrhoid in rats. Journal of Food Biochemistry, 2020.

Assine nossa newsletter: