Aprenda a preparar uma aveioca no café da manhã e comece bem o dia

Postado em 30 de junho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Receita é rica em nutrientes para a primeira refeição do dia

Muita gente coloca a culpa na pressa por não se alimentar adequadamente no café da manhã – ou, pior, por pular a refeição. Mas um desjejum equilibrado é muito importante para manter a energia para as atividades que virão ao longo do dia. E se falta tempo, não se preocupe: há diversas opções práticas e saudáveis, que ficam prontas em um instante. Que tal começar o dia, por exemplo, com uma aveioca no café da manhã?

A receita recebe esse nome por ter uma consistência parecida com a de uma tapioca, mas é feita inteiramente de aveia, alimento que se destaca pelo alto teor de fibras e outros benefícios que você confere mais adiante neste post. Mas, agora, vamos aprender o preparo matinal? Quem ensina o passo a passo é a nutricionista Iara Lewinski:

Como fazer uma aveioca no café da manhã

Preparo fica pronto rapidamente!

Aveia dentro de tigela sobre mesa

Rica em fibras e carboidratos, a aveia é uma aliada da perda de peso | Imagem: Shutterstock

Tempo de preparo: 10 min.
Rendimento: 1 porção

Ingredientes:

  • 2 col. (sopa) de farelo de aveia
  • Água
  • 1 pitada de sal ou canela a gosto

Modo de preparo:

1. Coloque o farelo de aveia em uma tigela e deixe de molho com água até cobrir (e um pouquinho mais) por 3 minutos ou até notar que a aveia absorveu bem a água e formou uma pasta/creme.

2. Despeje a massa sobre uma frigideira antiaderente já quente, espalhe a mistura no formato de uma panqueca e deixe dourar dos dois lados.

3. Adicione um pouco de canela se for comer com recheio doce (ex.: banana, pasta de amendoim), ou acrescente um pouco de sal na massa se for comer com recheio salgado (ex.: homus, pastinha de tofu).

O poder da aveia

De acordo com um artigo de revisão do Journal of Food and Science Technology, a aveia é um alimento com alto teor de fibras alimentares, fitoquímicos e valor nutricional.

Além disso, seus efeitos são investigados pela ciência no que diz respeito à diminuição dos níveis de colesterol e de fatores de risco para o câncer. E você pode inclui-la em outros alimentos do seu dia a dia além da aveioca, como pãesbolosgranola e overnight oats.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Iara Waitzberg Lewinski é nutricionista do comitê científico Nutritotal, coordenadora do consultório de nutrição do Ganep Nutrição Humana. Formada pela Universidade São Camilo – São Paulo. Especializações em Fisiologia do Exercício – Unifesp, Nutrição Esportiva – Ganep, Nutrição da Criança e do Adolescente – IcR – HCFMUSP e Metabologia e Avaliação de Exames Laboratoriais – Dr. Eric Slywitch. @iaranutri

Referência bibliográfica:

Rasane P. et al. Nutritional advantages of oats and opportunities for its processing as value added foods – a review. Journal of Food and Science Technology, 2015.

Leia também



Assine nossa newsletter: