fbpx

Chá-mate pode ajudar a emagrecer e é curinga na hora de preparar bebidas saudáveis

Postado em 28 de maio de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

A erva tem sido estudada por suas propriedades para ajudar na perda de peso. E pode ser combinada a vários ingredientes para ficar ainda mais saborosa

Refrescante, o chá-mate gelado é uma das bebidas favoritas dos brasileiros. Com limão, laranja, pêssego e outras frutas, ele rende combinações deliciosas! Mas o que tem chamado a atenção, além do sabor, são os poderes da erva: estudos têm revelado que o chá-mate pode ajudar na redução de estresse oxidativo e melhora no perfil metabólico. Confira a seguir o que vem sendo descoberto e uma receita com especiarias!

Chá-mate emagrece mesmo?

Um estudo feito em camundongos por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) apontou que o consumo do chá-mate pode influenciar de maneira positiva alguns biomarcadores que estão relacionados com a obesidade causada pelo excesso de gordura.

Além disso, a pesquisa destaca que bebidas à base da erva-mate (Ilex paraguariensis) têm alto teor de compostos polifenólicos existentes, que são reconhecidos por sua atividade antioxidante, incluindo flavonoides, saponinas e cafeína.

Outros benefícios

A pesquisa feita na USP destaca ainda que alguns dos benefícios do chá-mate incluem possíveis reduções no efeito do colesterol ruim (LDL), ação vasodilatadora, possível inibição do processo de glicação nas células (perigoso aos pacientes diabéticos) e potencial termogênico.

Claro, vale ressaltar que, por enquanto, todas as evidências foram encontradas apenas em testes feitos em camundongos, e que ainda é preciso mais estudos para comprovar de fato esses mesmos efeitos em humanos.

Como preparar

Fazer um chá-mate gostoso, seja ele quente ou gelado, é mais fácil do que se imagina. A nutricionista Beatriz Valverde destaca que a receita base é a mesma para as duas versões, só muda o que será acrescentado ao chá.

“Algumas opções incluem o tradicional suco de limão ou rodelas da fruta, ou ainda ervas como a hortelã ou raízes como o gengibre. Há também quem misture outros chás, infusões e essências para dar mais sabor à mistura”, comenta.

A seguir, ela ensina uma clássica receita.

Copo com chá-mate e gelo, ao lado de uma laranja fatiada e pedaços de canela

O chá-mate pode ser combinado com várias frutas | Imagem: Shutterstock

Chá-mate com laranja e especiarias

Dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 400 ml

Ingredientes
1 copo (300 ml) de água
1 col. (sopa) de folhas secas da erva-mate
1 xíc. (chá) de suco de laranja natural
1 canela em pau
1 cravo

Modo de preparo

1 – Espere a água ferver e desligue o fogo.

2 – Em seguida, adicione a erva e deixe o recipiente tampado por 3 a 5 minutos.

3 – Adicione o suco de laranja, a canela e o cravo após esse tempo. Consuma quente ou frio, da maneira que preferir.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda em nutrição esportiva funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internamente sobre esses temas.

Bastos D. Efeitos biológicos do consumo de chá-mate (ilex paraguariensis) frente à obesidade em camundongos. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2009.

Leia também