Chocolate quente mais saudável? Existe, sim!

Postado em 24 de junho de 2024

Perfeito para os dias frios de inverno!

Com a chegada do inverno, nosso corpo pede por comidas e bebidas mais quentes, não é mesmo? O chocolate quente é um clássico no inverno e geralmente é bem calórico, mas ele não precisa ser o furo na sua dieta!

O cacau que dá origem ao chocolate é um ingrediente que foi naturalizado nas nossas florestas tropicais e pode oferecer muitos benefícios à saúde. Ele é fonte de fibras, cálcio, magnésio e vitamina B3, nutrientes que atuam respectivamente na saúde intestinal, saúde óssea, saúde neurológica e metabolismo energético.

Agora quer saber como preparar um chocolate quente mais saudável e com poucas calorias? Confira a receita do Nutritotal:

chocolate quente

Fonte: Canva.com

Chocolate quente saudável

Rendimento: 1 caneca cheia de 350ml

Ingredientes

  • 200 ml de leite desnatado ou leite vegetal com baixo teor de gordura saturada 
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 100% 
  • 2 colheres de sopa de leite em pó desnatado
  • 1 canela em pau

Modo de preparo

  • Misture todos os ingredientes em uma panela pequena e leve ao fogo baixo;
  • Vá mexendo até ferver para o leite não queimar;
  • Assim que ferver, transfira para uma caneca grande;
  • Se tiver em casa, use um mixer pequeno para espumar o leite, assim ele ficará ainda mais cremoso e ajudará a deixar a bebida em uma temperatura mais agradável.

Consumo alimentar no inverno

É muito comum que no inverno nossos hábitos alimentares mudem. De acordo com pesquisas, os sinais do inverno induzem as pessoas a preferir produtos que consideram mais calóricos, como uma reação ao estímulo vindo do ambiente sendo um efeito colateral da nossa história evolutiva que associa o frio à escassez de alimentos.

Além dos estímulos da natureza, a cultura alimentar, as questões psicológicas e o marketing de alimentos contribuem para as escolhas alimentares nas estações do ano, reforçando como nossas decisões em relação à comida não se limitam às calorias e nutrientes dos alimentos.

Quer aprender outras receitas ótimas para o inverno? Confira os links a seguir:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais receitas!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências

Charles Spence, Explaining seasonal patterns of food consumption, International Journal of Gastronomy and Food Science, Volume 24, 2021, 100332, ISSN 1878-450X, https://doi.org/10.1016/j.ijgfs.2021.100332.

Michał Folwarczny, Tobias Otterbring, Valdimar Sigurdsson, Agata Gasiorowska,

Seasonal cues to food scarcity and calorie cravings: Winter cues elicit preferences for energy-dense foods, Food Quality and Preference, Volume 96, 2022, 104379, ISSN 0950-3293, https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2021.104379.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2.

Assine nossa newsletter: