Como fazer creme de leite saudável e sem gordura

Postado em 26 de novembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Confira a receita que também pode ser consumida por veganos e intolerantes à lactose

Quando você quer inovar nas receitas do dia a dia, é bem provável que um dos ingredientes usados para incrementar as refeições seja o creme de leite. Ele pode adicionar cremosidade às batatas, ao estrogonofe e até compor sobremesas deliciosas.

Porém, por trás de todo o seu sabor, o creme de leite é rico em gorduras que, quando consumidas em excesso, podem ser prejudiciais à saúde. Um estudo divulgado pelo periódico Food Science and Technology, por exemplo, definiu o creme de leite como uma emulsão de gordura em leite.

Além disso, por ser feito de leite de vaca, esse ingrediente costuma ser evitado por pessoas com intolerância à lactose, alérgicos à proteína do leite de vaca e veganos.

Mas a boa notícia é que dá para preparar versões mais saudáveis do alimento. A seguir, a nutricionista Beatriz Valverde ensina como fazer creme de leite em casa, de um jeito mais leve.

Opção prática

Segundo Beatriz, com o uso de apenas dois ingredientes (fáceis de se encontrar por todo o Brasil), dá para fazer um creme de leite mais saudável e que mantém o sabor do tradicional nas receitas.

“Com um litro de água e um coco, é possível criar o seu próprio creme de leite vegano e com menos gorduras”, aponta a nutricionista. Veja o passo a passo a seguir:

Creme de leite de coco

Aprenda a preparar uma versão vegana do ingrediente para incluir nas suas receitas.

Coco cortado ao meio e leite de coco dentro de pote transparente

O coco substitui o leite nesta versão de creme de leite | Imagem: Shutterstock

Rendimento: 150 ml
Tempo de preparo: 24 horas

Ingredientes

  • 150 g de coco branco seco
  • 1 litro de água morna

Modo de preparo

  1. Inicie preparando o leite de coco caseiro. Para isso, limpe o coco, retire toda a casca e quebre em pedaços.
  2. Coloque os pedaços do coco dentro de um liquidificador. Adicione a água morna e comece a bater no modo pulsar.
  3. Depois que o liquidificador conseguir quebrar todos os pedaços de coco, deixe bater em velocidade média ou alta por aproximadamente 5 minutos. Outra opção é bater até triturar tudo.
  4. Depois de bater bem, passe esse líquido por uma peneira comum forrada com um pano limpo. Deixe passar todo o líquido, esprema bem com as mãos e transfira esse leite para uma garrafa de vidro. Dica: O que sobrou dentro do pano, você pode espalhar no fundo de uma forma e levar para assar até formar uma farinha, virando uma farinha de coco caseira.
  5. Depois de ter preparado o leite de coco caseiro, deixe ele descansar por 24 horas dentro da geladeira, dentro de uma garrafa ou pote de vidro largo.
  6. No dia seguinte, um creme grosso terá se formado sobre o leite. Esse será o creme de leite de coco. Retire-o com todo o cuidado possível para que ele não volte a se misturar com o líquido abaixo.
  7. Depois de retirar, é só colocar dentro de um potinho de vidro e pronto! Na hora de usar, basta adoçar ou adicionar temperos a gosto.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Moura S. et al. Propriedades Termofísicas de Soluções Modelo Similares a Creme De Leite. Food Science and Technology, 2001.

Leia também



Assine nossa newsletter: